DESTAQUETURISMO

Mais de mil turistas americanos chegam a Manaus no cruzeiro M/S Volendam

Aproximadamente 1,9 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, em sua maioria de nacionalidade norte-americana, desembarcaram na manhã deste domingo, 1°/12, no Porto de Manaus, Centro, a bordo do M/S Volendam. O navio, que carrega em seu mastro a bandeira da Holanda, integra a Temporada de Cruzeiros 2019/2020 e visita a capital amazonense pela primeira vez.

O receptivo dos turistas foi feito pelos agentes da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Na ocasião, foram entregues mapas bilíngues e artesanato regional.

De acordo com o diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, a visita é um grande ganho para a cidade, pois há uma movimentação na economia e, consequentemente, geração de renda. “Para nós é uma grande visibilidade, ainda mais que é um navio novo. Os turistas visitarão o Museu da Cidade, o Teatro Amazonas, o mercado municipal Adolpho Lisboa, e vão sentir, na verdade, quem é o povo manauara e a sua hospitalidade. Estão sendo muito bem recebidos aqui”, ressaltou.

A embarcação iniciou viagem na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e permanecerá em Manaus até às 16h desta segunda-feira, 2, quando deverá seguir viagem para Parintins, no baixo Amazonas. Em sua primeira vez na cidade, a embarcação receberá uma placa de boas-vindas para registrar a visita. O M/S Volendam deve retornar a Manaus em março de 2020, ainda dentro da temporada de cruzeiros prevista para encerrar em abril.

Aproveitando para conhecer a cidade, a aposentada Linda Schmidt veio do Texas (EUA) para viajar pela primeira vez em um cruzeiro com destino ao Brasil. “Consequentemente, também é a minha primeira vez na Amazônia, que é bem diferente do que eu imaginava e iremos conhecê-la agora. Posso dizer que o que eu mais gosto desse país é das pessoas, pois os brasileiros são muito amigáveis”, afirmou.

Acompanhado dos amigos, o músico chinês Yyte Xu disse estar super empolgado para conhecer os rios amazônicos. “Eu havia escutado falar dos rios e fiquei animado para conhecer. Além disso, também tem a floresta e os animais da região, algo que nunca vi antes e preciso aproveitar que estou aqui para fazer os passeios turísticos”, disse Yyte, que também está vindo ao Brasil pela primeira vez.

Temporada de Cruzeiros

Ainda em dezembro, o M/S Insignia é o próximo da lista, com chegada marcada para a próxima quarta-feira, 4, às 9h. Depois do Natal, é a vez do M/S Seven Seas Mariner atracar em Manaus, no dia 26, onde ficará por um dia. Por último, o Viking Seas chega à cidade no dia 31 e parte no sábado, 1º/1.

Com programação diversificada, os visitantes conhecem atrativos turísticos do centro histórico, como o Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro e Museu da Cidade de Manaus, e percorrem outras belezas naturais da região, como o lago do Janauacá e o Encontro das Águas, além de experimentarem a gastronomia local e participarem de atividades culturais.

A Temporada de Cruzeiros 2019/2020 começou em novembro, e teve como primeiro navio a aportar o M/S Viking Sun, que trouxe mais de 1,3 mil viajantes e ficou por dois dias na cidade. Com encerramento previsto para abril de 2020, a temporada trará a Manaus 12 embarcações no total, em 16 visitas, com mais de 20 mil turistas a bordo.

Pular para o conteúdo