Escola de Manaus aposta no mercado de ensino à distância para cursos técnicos

Dados do Censo de Educação Superior, referentes a 2020, mostram um crescimento de 26,2% nas matrículas do EAD em comparação a 2019

Flexibilidade de horário, economia de tempo e, principalmente, redução de gastos. As vantagens que tem feito crescer no Brasil a demanda por educação à distância para graduação agora também começam a ser ofertadas a pessoas que buscam formação técnica como forma de entrar no mercado de trabalho. 

Dados do Censo de Educação Superior, referentes a 2020, mostram um crescimento de 26,2% nas matrículas do EAD em comparação a 2019. Na última década, a alta é de mais de cinco vezes em todo o país (428,2%). Com o sucesso do modelo para o nível superior, escolas de nível técnico também já começam a adotar o formato, permitindo que os benefícios da modalidade alcancem mais alunos.

“O EAD vive um momento de grande expansão no Brasil e entendemos ser essencial oferecer também essa possibilidade aos nossos alunos”, comenta Eliana Cássia de Souza, diretora pedagógica do Centro de Ensino Técnico (Centec).

Com mais de 12 anos no mercado de educação presencial em Manaus, a partir deste mês a escola passa a disponibilizar seus cursos também na plataforma virtual A+. A novidade oferta formação on-line por meio de videoaulas, materiais didáticos e jogos, com obtenção do mesmo certificado concedido a um aluno do modelo presencial.

As primeiras matrículas na modalidade são para o curso técnico em administração, um dos mais requisitados do mercado, mas, até dezembro, a escola já deve disponibilizar formação técnica em transações imobiliárias e cursos de capacitação.

Vantagens

O sucesso do ensino à distância se dá pelas vantagens únicas em comparação ao modelo presencial. Uma das mais citadas é a possibilidade de economizar na formação, não apenas no valor da mensalidade (mais barata que a presencial), mas também em material didático, transporte e alimentação, já que o aluno pode assistir às aulas em casa ou mesmo no intervalo do trabalho.

“Os alunos que estão prestes a sair do ensino médio, e que são um público expressivo da formação técnica, podem enfrentar dificuldades para custear um ensino profissionalizante. Por isso, é importante oferecer opções mais em conta e com a mesma qualidade de aprendizagem em comparação ao presencial”, aponta a coordenadora de marketing do Centec, Driele Cazumba.

Outro benefício associado ao ensino on-line é a possibilidade de o aluno estudar de acordo com sua disponibilidade de horário. Essa vantagem acaba sendo muito importante para estudantes que precisam buscar um emprego para obter uma renda fixa. Além da possibilidade de adiantar as aulas, permitindo completar a formação em menor tempo que no curso presencial. 

É que ao contrário de uma sala de aula tradicional, na qual as aulas são marcadas para um horário específico e em um local determinado, o aluno tem muito mais flexibilidade para organizar sua rotina de formação, estudando no seu próprio ritmo. “Como cada pessoa possui um método de estudo que funciona para si, a flexibilidade é um fator muito importante do ensino a distância”, ressalta a coordenadora.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content