CIDADANIAINFRAESTRUTURAMEIO AMBIENTE

Intervenção do Prosamin+ no Igarapé do 40 é retomada após cheia histórica do rio Negro

Obra se encontrava parcialmente paralisada devido à cheia e retorna gradualmente com a chegada da vazante

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), retomou na sexta-feira (27/08) as atividades na intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), no leito do igarapé do 40, no trecho entre as avenidas Silves e Maués, zona sul da capital manauara.

As obras no local se encontravam parcialmente paralisadas devido à cheia histórica do rio Negro, que impossibilitou a realização da intervenção enquanto o nível das águas não baixava.

No momento, a intervenção retorna com a demolição de imóveis na área, retirada de entulhos do local da obra e com o início da revitalização dos campos comunitários do Betaião e Noroeste.

A engenheira civil da UGPE, Tatiana Lachi, afirma que, após a redução do nível da água, as máquinas retomaram a limpeza do leito do igarapé, retirando os materiais provenientes das demolições e da cheia.

“Nesse momento na margem direita do igarapé do 40, retomamos as demolições e a limpeza da área para que possamos dar prosseguimento às obras. E, na margem esquerda, iniciamos a revitalização dos campos Betaião e Noroeste”, afirmou Lachi.

Nova alternativa 

A intervenção do Prosamin+ no igarapé do 40, contemplará a requalificação urbanística desse trecho do curso d’água, dotando a área com obras de macro e microdrenagem, redes de coleta de esgoto, assim como também, uma nova solução para quem sai do Distrito Industrial em direção à área central da cidade, por meio da ligação das avenidas Silves à Manaus Moderna.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a gestão do governador Wilson Lima está concluindo os processos de reassentamento de quase 5 mil pessoas, o que vai trazer um benefício social importante para essas famílias.

“A intervenção do Prosamin+ nesse trecho do igarapé do 40 vai trazer benefícios sociais para a população reassentada das margens do igarapé e de infraestrutura para toda a população que no dia a dia trafega pela avenida Silves no sentido Centro-bairro, ou vice-versa. A interligação da avenida Silves com a Lourenço Braga vai trazer um ganho na mobilidade urbana pra toda população da zona sul”, afirmou Campêlo. 

Fotos: Tiago Corrêa/UGPE

Pular para o conteúdo