DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional do Jaú, em Novo Airão, a mais de cinco dias

Dados da Defesa Civil do município dão conta de que uma área de floresta, de aproximadamente 20 quilômetros, cerca de 20 mil campos de futebol, já foi destruída pelo fogo

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Novo Airão divulgou nesta quarta-feira (28/9), que um incêndio de grandes proporcionais está destruído a área do Parque Nacional do Jaú, localizado a 220 km de Manaus, entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no baixo Rio Negro, Amazonas, considerado um dos maiores parques do Brasil e do mundo, com seu ecossistema praticamente intacto.

De acordo com informações apuradas junto a Defesa Civil Municipal, tudo indica a área já está queimando a mais de cinco dias. Pelas imagens via satélite e drone uma área de mais de 20 quilômetros, o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol, já foi destruída pelo fogo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, está no local com três esquadrões de brigadistas, mas, o calor forte deste período de severo verão amazônico aumenta as dificuldades de controlar a queimada.

Pular para o conteúdo