DESTAQUEMANAUS

David Almeida vistoria serviços de limpeza e desobstrução de igarapés após fortes chuvas em Manaus

Trabalho emergencial integra conjunto de ações para minimizar impactos das chuvas e garantir segurança à população

O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou nesta quinta-feira (20/3) os trabalhos de limpeza e desobstrução de igarapés na zona Leste da capital. A ação faz parte de um conjunto de medidas emergenciais definidas pelo comitê de crise, reunido na noite de quarta-feira (19), com o objetivo de mitigar os efeitos das fortes chuvas que atingiram a cidade.

O chefe do Executivo municipal acompanhou de perto as intervenções no igarapé do Mindu, entre os bairros Tancredo Neves e Novo Aleixo, onde equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizam serviços de dragagem, drenagem e ampliação de bocas de lobo para aumentar a vazão da água.

“Nós estamos fazendo a desobstrução de bueiros, de bocas de lobo e realizando a dragagem dos igarapés. Esse trabalho já surtiu efeito aqui. Nossas equipes estão dentro dos igarapés, ampliando as bocas de lobo para dar vazão à grande quantidade de água que tem caído em virtude das chuvas. Esse é o trabalho da prefeitura”, afirmou o prefeito David Almeida.

Manutenção contínua e reforço das equipes

Além de fazer parte do conjunto de medidas emergenciais, a ação integra o cronograma contínuo de manutenção de igarapés realizado pela Semulsp. O subsecretário de Gestão da pasta, Altevir Moreira, destacou que os serviços estão sendo executados em diversos pontos da cidade.

“Nós começamos esse trabalho na área da Sapolândia, no bairro Alvorada, depois passamos para o igarapé do 40 e agora estamos aqui na Alameda Alphaville, desassoreando e dando fluxo à água. A prefeitura, por meio da Semulsp, Seminf e outras secretarias, está com seis equipes mecanizadas, somando mais de cem servidores, para garantir que os igarapés recebam a devida assistência”, explicou Moreira.

População reconhece importância das ações

Moradores da região acompanharam as ações e destacaram a relevância do trabalho para minimizar os impactos das chuvas. O mestre de obras Leandro Marcel da Silva, que vive na área há 34 anos, agradeceu a presença do prefeito e ressaltou a necessidade de intervenções para evitar alagamentos.

“Nunca ninguém tinha vindo aqui antes, além de assessores. Então, eu quero agradecer ao prefeito por estar aqui e por ter se comprometido a minimizar esse problema para a gente. Ele concordou que a ponte deveria ter sido feita junto com a obra de alargamento da via realizada pelo governo do Estado e garantiu que irá buscar soluções para o problema”, afirmou Leandro.

Trabalho segue nos pontos críticos da cidade

As ações emergenciais da Prefeitura de Manaus continuam em execução nos pontos mais críticos da cidade, garantindo a segurança da população e reduzindo os impactos das chuvas. Com o reforço das equipes e a intensificação das operações de limpeza e infraestrutura, a gestão municipal busca minimizar os transtornos e melhorar a qualidade de vida dos manauaras.

Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo