MANAUSPOLÍTICA

Câmara de Manaus debate metas fiscais em primeira audiência pública de 2025

Vereadores e técnicos da Semef analisam balanço financeiro do município e destacam crescimento da arrecadação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quinta-feira (13/2), a primeira audiência pública de 2025, promovida pela 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento. O encontro teve como objetivo avaliar o cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2024 do Executivo Municipal, garantindo transparência na gestão dos recursos públicos. A audiência contou com a participação de vereadores e técnicos da Secretaria Municipal de Finanças (Semef).

Presidida pelo vereador Marcelo Serafim (PSB), a Comissão tem o papel de analisar e emitir pareceres sobre temas financeiros, incluindo o orçamento municipal e projetos de lei na área econômica e fiscal. Segundo o parlamentar, os dados apresentados mostram a capacidade financeira da Prefeitura de Manaus, com destaque para o crescimento da arrecadação.

“Sempre há questionamentos sobre o IPTU, mas ao analisarmos o balanço, observamos que não houve um aumento real na arrecadação desse tributo. A prefeitura tem demonstrado competência na gestão fiscal. A receita corrente líquida cresceu cerca de 13,7%, um percentual bem acima da inflação dos últimos 12 meses”, destacou Marcelo Serafim.

Investimentos em Educação e Saúde

A subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Karla Capucho, apresentou os dados que indicam um aumento nos investimentos em áreas essenciais, como Educação e Saúde.

“Alcançamos mais de 26% de aplicação em Educação e Magistério, superando o mínimo exigido pelo Fundeb, que é 70%. Na Saúde, onde o percentual mínimo de investimento é 15%, conseguimos chegar a quase 19%, garantindo melhorias no setor. Além disso, estamos dentro dos limites de endividamento e tivemos um crescimento expressivo na arrecadação própria”, explicou a subsecretária.

Ao término da audiência, foi elaborada uma ata que será enviada à Prefeitura de Manaus e posteriormente apresentada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

Participação dos vereadores

Além de Marcelo Serafim, a audiência contou com a presença dos vereadores Joelson Silva (Avante), vice-presidente da Comissão; Diego Afonso (União); Alan Campelo (Podemos); Marco Castilhos (União); Eduardo Alfaia (Avante) e Mitoso (MDB).

A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Manaus com a transparência e a fiscalização das contas públicas, garantindo que a gestão municipal continue aplicando os recursos de forma eficiente para beneficiar a população.

Fotos: Cleuton Silva / Dicom – CMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo