GERAL

Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos sobre prazo para acompanhamento de saúde

Mais de 300 mil beneficiários devem comparecer às unidades de saúde até 31 de dezembro para garantir continuidade do benefício

A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça a orientação aos beneficiários do Bolsa Família para que realizem o acompanhamento de saúde semestral, necessário para manter o benefício. Segundo a Semsa, mais de 308 mil pessoas, incluindo cerca de 100 mil crianças, devem comparecer às unidades de saúde até 31 de dezembro.

Victor Costa, nutricionista e coordenador do Bolsa Família na Semsa, explica que o acompanhamento é obrigatório para crianças de até 7 anos incompletos e para mulheres de todas as idades. “Recomendamos que todos busquem o atendimento o quanto antes para evitar filas e sobrecarga nas unidades”, afirmou Costa.

No acompanhamento, os beneficiários precisam apresentar documentos como identidade, CPF, cartão SUS e caderneta de vacinação. Até o momento, de um total de 521.153 beneficiários em Manaus, apenas 213.007 realizaram o procedimento, o que representa um risco para os demais, que podem enfrentar sanções como suspensão e até cancelamento do benefício.

O Bolsa Família exige acompanhamento de saúde a cada seis meses, com avaliações nutricionais e de vacinação. Victor Costa também orienta que os beneficiários mantenham o cadastro atualizado no Cras e assegurem a frequência escolar das crianças para o cumprimento integral das exigências do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo