CIDADANIADESTAQUE

Adolescentes em situação de vulnerabilidade participam de sarau literário promovido pelo Creas

Jovens expressam suas vozes em um evento de integração e valorização artística

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou esta semana, o primeiro “Sarau do Creas”, um evento voltado aos adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro-Sul.

A atividade, que buscou valorizar as diversas formas de expressão artística, envolveu apresentações musicais, declamação de poesias e leitura de trechos literários, unindo os jovens e suas famílias em um espaço de convivência e socialização.

O coordenador do Creas Centro-Sul, Afrânio Costa, destacou que o evento foi pensado para promover a integração e o acolhimento dos jovens. “Queremos que esses adolescentes se sintam compreendidos e valorizados, usando a arte como um meio para expressarem quem são”, afirmou.

A psicóloga Claucione Izel explicou, ainda, que a ideia do sarau surgiu da própria demanda dos adolescentes, que já participavam de atividades artísticas e expressaram o desejo de compartilhar suas produções em grupo.

Para muitos, como a estudante I. F., de 13 anos, o evento foi uma oportunidade inédita. “Eu tenho alguns poemas escritos, mas nunca tive coragem de apresentá-los em público. Esse sarau me ajudou a vencer o medo e perceber que estou em um ambiente acolhedor”, contou a jovem, destacando o impacto positivo que a experiência teve em sua socialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo