CONSUMIDORDESTAQUE

Especialista dá dicas de como economizar energia e proteger seus eletrodomésticos durante o verão amazônico

Com as altas temperaturas, saiba como reduzir o consumo e evitar danos aos aparelhos

O verão amazônico é marcado por temperaturas elevadas e alta umidade, tornando o uso de eletrodomésticos, como ar-condicionado, essencial. No entanto, o uso intensivo pode aumentar as contas de energia e causar sobrecargas nos aparelhos. A boa notícia é que, com algumas orientações simples, é possível economizar energia e proteger seus eletrodomésticos.

Recentemente, a região Norte do Brasil bateu recorde de consumo de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 19 de agosto, foram registrados 8.297 MW (megawatts) médios, superando os 8.274 MW médios de 8 de agosto de 2023.

Dicas para economizar energia

O engenheiro eletricista Waldercley Chaves Soares, do Centro de Ensino Técnico (Centec), sugere algumas medidas que podem ajudar a reduzir o consumo. A escolha correta dos eletrodomésticos, especialmente ar-condicionados, é fundamental. “Aparelhos com tecnologia inverter são ideais, pois ajustam o compressor conforme a necessidade, evitando picos de energia e gerando até 70% de economia, dependendo do uso”, explica.

Manter a temperatura entre 23°C e 25°C também é recomendável para evitar o uso excessivo de energia. “Além disso, desligue o ar-condicionado ao sair do ambiente ou programe o timer para desligar automaticamente”, sugere Soares.

Outros eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, também podem economizar energia. Desligar aparelhos como micro-ondas e bebedouros da tomada quando não estão em uso, especialmente à noite, é uma dica simples e eficaz.

Manutenção preventiva

A manutenção é essencial para garantir o bom funcionamento e evitar queima de aparelhos. Emerson Costa da Rocha, especialista em Refrigeração do Centec, alerta que a falta de cuidados preventivos em ar-condicionados e geladeiras pode causar danos. “No calor intenso da região, a falta de manutenção adequada pode levar à entrada de poeira, acúmulo de gás ou óleo velho e entupimento dos filtros”, explica.

A recomendação é realizar a manutenção do ar-condicionado residencial uma vez por ano, e em ambientes corporativos, a cada seis meses. No caso de geladeiras, o ideal é seguir o período indicado pelo fabricante ou realizar a manutenção preventiva a cada seis meses.

Com essas dicas, você pode enfrentar o verão amazônico com mais eficiência, economizando energia e preservando seus eletrodomésticos.

Fotos: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo