Pesquisa DAP mostra David Almeida na liderança com 13 pontos de vantagem
Atual prefeito de Manaus se destaca com 31,6% das intenções de voto, ampliando vantagem sobre os principais adversários
Uma pesquisa do instituto Direto ao Ponto (DAP), divulgada nesta sexta-feira (23/08), confirma o crescimento do prefeito de Manaus, David Almeida, em sua campanha à reeleição. No cenário estimulado, David lidera com 31,6% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 13,1 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Roberto Cidade, que registra 18,5%. Amom Mandel aparece logo atrás, com 17,9%, configurando um empate técnico com Cidade.
Os demais candidatos estão bem distantes na disputa: Capitão Alberto Neto aparece com 12,7%; Marcelo Ramos, 5%; Wilker Barreto, 1,4%; e Gilberto Vasconcelos, com 0,6%.
Crescimento Contínuo
Essa é a sexta pesquisa realizada pelo DAP para as eleições de Manaus. No primeiro levantamento, feito em novembro de 2023, David Almeida, candidato da coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir), tinha 29,3% das intenções de voto. Em julho, o número subiu para 29,9% e agora, com 31,6%, ele supera a barreira dos 30%.
Potencial de Voto
A pesquisa também analisou o potencial de voto, indicando que David Almeida chega a 56,4% de apoio entre os eleitores, antes mesmo do início do horário eleitoral gratuito.
Em contraste, Amom Mandel, que já ocupou a segunda posição com 24,2% das intenções em novembro, sofreu uma queda significativa, agora alcançando 17,9%, o que o coloca sob pressão com a ascensão de Roberto Cidade.
Apoios e Alianças
O crescimento de David Almeida nas pesquisas está ligado ao fortalecimento de seu arco de alianças. Desde a oficialização de sua candidatura, o prefeito tem recebido apoio de importantes setores, como as igrejas Assembleia de Deus e Quadrangular, o que contribui para sua ascensão nas pesquisas.
Rejeição em Queda
Enquanto lidera, David Almeida também vê sua rejeição cair. O levantamento atual aponta que 36,7% dos eleitores o rejeitam, o que o coloca na quarta posição em rejeição entre os sete candidatos. Wilker Barreto (42,7%) lidera em rejeição, seguido por Amom Mandel e Capitão Alberto Neto, ambos com 37,1%.
Detalhes da Pesquisa
O instituto Direto ao Ponto entrevistou presencialmente 830 eleitores entre os dias 16 e 20 de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07279/2024.