Adesivaço marca arrancada da campanha de Elton Manão à Câmara Municipal de Manaus
Candidato a vereador pelo PSD, defende uma atenção especial do poder público às mães solo, criando espaços e serviços adequados que assegurem dignidade e segurança para seus filhos
Um adesivaço, realizado na Avenida Emílio Moreira, no bairro Praça 14 de Janeiro, berço do samba manauara, em frente à escola de samba Vitória Régia, iniciado já no primeiro minuto desta sexta-feira (16/8), marcou o pontapé inicial da campanha a vereador de Manaus do empresário Elton Manão (PSD). Amigos, parentes e apoiadores do candidato fizeram questão de demonstrar publicamente o desejo de que ele ocupe uma das 42 cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A comunidade verde-rosa foi o local onde o empresário viveu a maior parte de sua juventude, após chegar em Manaus aos 12 anos para morar com a mãe, vendedora, na área central da cidade.
Cerca de 100 veículos foram adesivados até por volta das 3h da manhã. Elton Manão revelou ter sido surpreendido com a quantidade de amigos que participaram da ação, mesmo sendo madrugada de um dia útil, quando todos precisam ir trabalhar.
“Me senti muito feliz, foi algo muito prazeroso e emocionante saber que tantas pessoas se identificam com a situação das mães e pais solo, que precisam trabalhar para trazer comida para casa, na maioria das vezes angustiados, sem saber como estão seus filhos. Se comeram? Se foram para a escola? Na companhia de quem estão? Aprendendo o quê? Perguntas como essas não saem da cabeça de mães e pais solo. Estou muito agradecido a todos os amigos que puderam estar presentes nesse momento tão importante. Não é só para mim, que fui criado por uma mãe solo, mas também para minha esposa, que por muito tempo foi mãe solo até nos casarmos, e para todas as mães e pais solo da cidade de Manaus”, afirmou Manão.
Renata Azevedo, uma das primeiras a chegar com o carro para adesivar, fez questão de justificar seu apoio à candidatura de Elton Manão.
“Voto nele porque é um jovem que desde cedo trabalhou, empreendeu, se tornou um empresário de sucesso e sempre contribuiu com as causas sociais, mesmo não tendo nenhuma função pública. Tenho certeza de que ele é o melhor candidato para nos representar na Câmara”, declarou Renata Azevedo, mãe solo que foi obrigada a abrir mão do emprego com carteira assinada para cuidar dos dois filhos menores, pois não tinha com quem deixá-los.
“Todas as pessoas que estão aqui vieram de coração. São amigos fiéis, lideranças, pessoas que realmente estão fechadas com o Manão porque compreendem que esse é um tema, pais e mães solo, muito importante, que precisa receber uma atenção especial”, acrescentou Fabrício de Lima.
Sobre Elton Manão
Filho de dona Zenilda, ou dona Zezé, como sempre foi carinhosamente chamada pela família, mãe solo, sacoleira e vendedora ambulante, Manão nasceu e ficou com o avô até os 12 anos em Monte Alegre (PA). Depois, veio morar com a mãe em Manaus (AM). Como ela não tinha com quem deixá-lo, levava o menino para trabalhar com ela, ensinando desde cedo que suas maiores conquistas viriam do trabalho.
Daí a grande preocupação do empresário e candidato a vereador de Manaus pelo PSD em dedicar uma atenção especial às mães solo. A falta de acesso a serviços de cuidado infantil adequados expõe crianças a riscos significativos, como aliciamento pelo tráfico de drogas e violência sexual, além de prejudicar o desenvolvimento infantil.
Segundo dados recentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Manaus possui cerca de 100 mil crianças em idade de creche (0 a 3 anos). Entretanto, a cidade conta com apenas 20 mil vagas em creches públicas, deixando um déficit alarmante de 80 mil crianças sem acesso a esse serviço essencial.
Para suprir essa demanda, Elton Manão propõe que, além de ampliar o número de creches públicas, como fez o prefeito David Almeida e deve continuar fazendo, a Prefeitura de Manaus implemente um programa, nos moldes do Bolsa Universidade e Bolsa Idioma, que conceda benefícios tributários para as instituições privadas que disponibilizarem vagas à população mais carente.
Outra proposta do candidato à Câmara de Manaus é a criação de centros de apoio em diferentes bairros da cidade. Esses centros ofereceriam serviços de orientação psicológica, jurídica e social para mães e pais solo, proporcionando suporte emocional e jurídico, além de orientações sobre direitos e benefícios sociais, gratuitamente.
Fotos: Divulgação