Notícias Corporativas

Intralogística aposta na tecnologia para mais performance

Aumento da eficiência e performance juntamente com economia de recursos estão entre os principais desafios enfrentados no mundo corporativo. Na área da logística o cenário não é diferente. Por essa razão o crescimento do investimento em ferramentas tecnológicas para automação e gerenciamento de dados tem apresentado crescimento no setor.  

De acordo com o “Raio X da Logística no Brasil – relatório 2023”, publicado pela Trackage, 42,9% das empresas investem em três ou mais softwares de tecnologia. Uma das áreas da logística que mais tem apresentado soluções tecnológicas na busca por eficiência e inovação é a intralogística, que consiste na parte interna da logística que abrange a gestão de armazenagem, estoque e outros aspectos como abordagens cruciais, que são fundamentais na otimização das operações.

Esse processo otimizado proporciona uma logística personalizada que vai além do enfoque comercial diário para contemplar uma visão mais abrangente. O diferencial dessa abordagem reside na personalização do projeto que está em execução, onde o entendimento do problema do cliente, a metodologia de execução e os resultados obtidos são essenciais.

“Essa abordagem tem repercussões significativas no ambiente de armazenamento, onde os investimentos e a atenção estão cada vez mais direcionados para os robôs inteligentes de intralogística. Além disso, fora do armazém, as plataformas de visibilidade de transporte podem aprimorar a colaboração entre expedidores, transportadoras e provedores de logística, oferecendo ideias sobre a atividade e a capacidade da transportadora”, informa Jazeel Santos, Diretor da Divisão Logística do Grupo GPS. 

O executivo afirma que “a gestão de tarefas na logística personalizada é de extrema importância em todo processo, pois permite uma abordagem mais holística e eficaz na resolução dos desafios logísticos enfrentados pelos clientes”.

Ainda de acordo com Jazeel Santos “ter um software de gestão de tarefas para logística, torna o acompanhamento e as tomadas de decisões mais assertivas sendo a chave para agir no momento certo com o recurso correto”.

A intralogística concentra-se na gestão interna da movimentação de materiais dentro de instalações específicas, como fábricas, armazéns e centros de distribuição. Ela vai além do simples armazenamento, buscando otimizar todo o fluxo de distribuição física da cadeia de suprimentos.

Em relação específica sobre soluções tecnológicas, uma das opções que visa otimizar o processo dentro da intralogística é o GPS Vista. Trata-se de uma tecnologia que tem o objetivo de oferecer funcionalidades tanto on-line quanto off-line, integração com outras tecnologias e sistemas, controle de processos e transparência de dados.

“A Divisão Logística do Grupo GPS incorporou o GPS Vista como elemento fundamental de seus serviços por meio de análises de dados e aprimoramento operacional. A gestão integrada com o GPS Vista é estratégica, abrangendo três aspectos essenciais: operacional, tático e estratégico”, destaca o executivo.

No nível operacional, a ferramenta faz o acompanhamento em tempo real, seja por meio de aplicativo ou web. Já no plano tático, relatórios são gerados instantaneamente após a conclusão das tarefas. Por fim, no aspecto estratégico, painéis (dashboards) oferecem análises aprofundadas, medição de desempenho e produtividade.

Link com pesquisa completa: https://www.trackage.com.br/raio-x-da-logistica-no-brasil-2023/

Pular para o conteúdo