Notícias Corporativas

Projetos de capital exploram estratégias e metodologias inovadoras

Com suas dimensões continentais e o maior mercado da América do Sul e do sul Global, o Brasil vem sendo cada vez mais protagonista no desenvolvimento de projetos de capital, principalmente em setores como energia renovável, infraestrutura e construção civil. Segundo a ANBIMA, o total de ofertas no mercado de capitais brasileiro atingiu R$ 596 bilhões em 2021, 60% a mais que em 2020, ano marcado pelo início da pandemia e pela grande incerteza dos investidores com relação à economia.

Tendo como objetivo melhorar ou expandir um determinado ativo, esses projetos envolvem logística, mobilização de pessoas e grandes aquisições, visando o incremento do patrimônio das organizações ou ativos públicos. Também conhecidos como CapEx, tendem a demandar altos investimentos e ter longo prazo de duração, sendo exemplos a construção de estradas, ferrovias e grandes fábricas industriais.

Com mais de 20 anos de atuação nos mercados nacional e internacional, a Swot Global com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, atua em projetos de capital e oferece soluções como implantação de PMO Corporativo, Due Diligence em M&A, Análise Financeira e Estratégica, Gestão de Projetos e Logística e Mapeamento de Processos, com metodologia ágil.

De acordo com Marcello Guimarães, presidente da empresa, a gestão eficaz desses empreendimentos se apresenta como um desafio colossal. “a Swot Global emerge com o propósito de oferecer estratégias referentes ao desenvolvimento de projetos de grande escala.” pontua o presidente. 

O livro Gerenciamento de Projetos de Capital, de Darci Prado, pela Editora Falconi, como em resumo nesse vídeo, mostra que em geral o índice de falhas é maior que 50% em megaprojetos no alcance de objetivos previamente determinados. Os principais desafios são a complexidade regulatória e a burocrática, logística e infraestrutura. O governo anunciou recentemente um pacote com 8 projetos para estimular o mercado.

Ainda segundo Guimarães, é preciso estar atento aos detalhes e escolher parceiros experientes. 

As soluções preventivas de gestão abrangem desde a implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMO) até a aplicação de metodologia Ágil e o Mapeamento de Processos, entre vários detalhamentos. Por exemplo, nos projetos internacionais de construção civil, observa-se o uso dos chamados contratos FIDIC (Fédération Internationale des Ingénieurs – Conseils), ou do francês para o inglês The International Federation of Consulting Engineers).

Os FIDICs são utilizados há muito tempo na busca da alocação eficiente e de causas concorrentes em contratos de trato sucesso (empreendimentos, grandes obras, construções de embarcações) e são conhecidos por estabelecer uma relação equilibrada entre as partes e por gerenciar de forma eficiente os riscos dos empreendimentos evitando pleitos, inadimplências, atrasos, e custos associados não previstos e não orçados. A metodologia SWOT (do inglês Strengh, Weakness, Opportunities, Threaths, ou em vernáculo Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é uma matriz de grande utilização em projetos dessa natureza.

Tais análises conferem a viabilidade dos projetos e o interesse de seus investidores, contribuindo significativamente para o progresso econômico e infraestrutural do país.

Pular para o conteúdo