Notícias Corporativas

Mestre de obras investe no mercado de construção nos EUA

O mercado da construção civil nos Estados Unidos se destaca como um dos mais promissores, com um setor em constante expansão. Na América do Norte, este mercado é estimado em US$ 2,46 trilhões em 2024, e deverá atingir US$ 3,11 trilhões até 2029, conforme recente relatório da Mordor Intelligence.

Neste sentido, a economia americana tem apresentado um sólido crescimento nos últimos anos, impulsionando o setor da construção civil. As taxas de juros historicamente baixas são outro ponto favorável, tornando os financiamentos mais acessíveis para investidores. 

Tendo isso em vista, o mestre de obras e consultor de projetos Fernando César Rodrigues enxergou nos Estados Unidos uma oportunidade de negócio. O profissional, especialista em fabricação de estruturas metálicas, irá administrar uma empresa de consultoria especializada na prestação de serviços de gerenciamento de projetos. Além disso, sua empresa prestará consultoria para operadores nos setores de engenharia civil e imobiliário residencial. 

Segundo o especialista, o setor imobiliário está bem estabelecido como um dos mais importantes nos Estados Unidos, contribuindo para a economia do país aumentando a renda das pessoas. “Ele torna a economia estável, oferece oportunidades de emprego e promove o crescimento econômico”, destaca. Como diretor executivo e consultor de projetos da empresa, Rodrigues utilizará seu conhecimento em imóveis e construção civil para gerenciar projetos de construção residencial em solo americano.

Com mais de 30 anos de experiência na área da construção civil, Rodrigues pretende coordenar múltiplos projetos de construção com o objetivo de atenuar a crescente demanda por moradias acessíveis na Flórida e em Atlanta, na Geórgia. “Embora os indicadores macroeconômicos apontem para um aumento na renda média das famílias nos anos anteriores, os custos habitacionais estão se tornando menos acessíveis para milhões de pessoas nos Estados Unidos, como estudantes, idosos com renda fixa de aposentadoria, famílias de baixa renda e indivíduos que ainda não se aposentaram”, explica.

Um estudo publicado pela Enterprise (página 4) afirma que quase 19 milhões de domicílios nos EUA gastam mais da metade de sua renda com habitação, e centenas de milhares não têm moradias. “O acesso a moradias decentes e acessíveis proporcionaria estabilidade crítica a essas famílias e reduziria o risco de falta de moradia”, acredita o especialista.

Ao estabelecer a empresa nos Estados Unidos, Rodrigues visa atrair investimentos substanciais para o mercado imobiliário do país. A empresa se especializará na preparação de projetos personalizados, supervisão da execução do projeto, planejamento de orçamentos, monitoramento de atividades da cadeia de suprimentos e gerenciamento de relações trabalhistas e recursos humanos. 

Rodrigues explica que seu objetivo é contribuir para o crescimento da economia dos Estados Unidos fornecendo soluções personalizadas de construção civil para seus clientes. “Com metade do mundo vivendo na pobreza e milhões de pessoas sem alimentação ou saneamento suficientes, a engenharia continua a desempenhar um papel fundamental em ajudar os países a alcançarem progresso econômico em todo o mundo”, finaliza. 

Sobre o profissional:

Fernando César Rodrigues é empreendedor na indústria da construção com mais de 30 anos de experiência. Tem formação técnica no campo de mestre de obras em construção civil pela Faculdade de Engenharia Facens Sorocaba e pelo Serviço Nacional da Indústria/SENAI. Especialista em fabricação de estruturas metálicas, tem experiência na construção de galpões industriais com estrutura de aço, pré-moldados e metálica.

Pular para o conteúdo