Notícias Corporativas

Auto: plataforma lança sistema para manutenção preventiva

A Oficina Conectada, plataforma de sistemas de orçamento e cotação para oficinas mecânicas, acaba de lançar a solução Diagweb, sistema que serve para facilitar a adesão às práticas de manutenção preventiva no âmbito do setor automotivo.

Márcio Patrus, CEO da Oficina Conectada, destaca que a manutenção preventiva é essencial para um aftermarketing automotivo (campo de reposição de peças automotivas), atuando como uma abordagem proativa que assegura a performance ideal e a longevidade do veículo, além de promover uma relação de confiança duradoura entre oficinas e clientes.

“Nesse contexto, a Oficina Conectada desenvolveu a plataforma Diagweb, uma ferramenta que busca facilitar a adesão às práticas de manutenção preventiva, reforçando a segurança, a qualidade no atendimento e a eficiência operacional”, explica Patrus.

Para ele, uma faceta dessa prática é a adesão rigorosa às recomendações dos fabricantes, que são projetadas não apenas para maximizar a vida útil do veículo, mas também para garantir a máxima segurança dos passageiros: “Seguir essas diretrizes assegura que cada veículo seja mantido nas melhores condições possíveis, prevenindo falhas inesperadas que poderiam colocar em risco a segurança dos ocupantes”.

Em uma publicação recente, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) alertou para a importância de manter a mecânica e os itens de segurança dos veículos em dia. O texto destacou que a manutenção preventiva traz economia e evita imprevistos e sinistros.

Além disso, a autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Governo, chamou a atenção para o fato de que, como um reparo de emergência, a manutenção corretiva costuma ser mais cara do que a preventiva, uma vez que o proprietário é obrigado a contratar o serviço sem tempo prévio para fazer qualquer orçamento.

Aliás, a má conservação dos veículos resulta em 30% dos acidentes nas estradas, conforme uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Scaringella Trânsito, compartilhado pelo Estadão. De acordo com o balanço, as principais falhas estão relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água.

Além disso, segundo Patrus, a estratégia preventiva minimiza a necessidade de reparos extensivos e dispendiosos no futuro, promovendo uma economia significativa para o proprietário do veículo. “Assim, a manutenção preventiva, embasada nas especificações dos fabricantes, não apenas fortalece a segurança e a confiabilidade do veículo, mas também estabelece uma base sólida para o crescimento sustentável e a satisfação do cliente no competitivo mercado de aftermarketing automotivo”.

Manutenção preventiva: pilar para o aftermarketing automotivo

O CEO da Oficina Conectada destaca que a  manutenção preventiva no setor automotivo é uma estratégia diferenciada para oficinas mecânicas que almejam se sobressair em um mercado competitivo e otimizar seus serviços, aumentando faturamento e lucro sem necessidade de expandir fisicamente ou incrementar o orçamento de marketing.

“A analogia com a prática odontológica, onde um dentista examina a saúde bucal integralmente, ao invés de focar em um único problema, reflete a abordagem holística necessária na manutenção automotiva preventiva”, articula Patrus.

Segundo ele, para as oficinas mecânicas, dentre outras empresas do setor, a manutenção preventiva promove: maximização do faturamento com eficiência operacional; lucratividade através da precisão e rapidez; conformidade com as diretrizes das montadoras; elevação da qualidade no atendimento; segurança e responsabilidade ampliadas.

“A manutenção preventiva se estabelece como um pilar essencial para o sucesso no aftermarketing automotivo, especialmente quando potencializada pelo uso de tecnologias que facilitem a adesão a essas práticas”, afirma Patrus.

Na visão do CEO, quando uma oficina mecânica adota tecnologias, facilita a adesão às melhores práticas de manutenção e, ainda, promove um aumento na eficiência, na qualidade do atendimento e na segurança, beneficiando tanto a empresa quanto seus clientes”, conclui.

“Hoje, as oficinas mecânicas podem integrar uma plataforma em suas operações cotidianas a fim de transformar a manutenção preventiva em um diferencial competitivo que garante a satisfação do cliente, a conformidade com as diretrizes das montadoras e um modelo de negócio mais lucrativo e sustentável”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://oficinaconectada.com.br/site/

Pular para o conteúdo