Notícias Corporativas

WEF24: A Arábia Saudita reforça o pedido de cessar-fogo imediato em Gaza e a desescalada da situação no Mar Vermelho para garantir a estabilidade regional

Hoje, no encontro anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) 2024, a Arábia Saudita reiterou seu apelo por um cessar-fogo imediato em Gaza e por um término da volatilidade crescente no Mar Vermelho.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240116783299/pt/

Saudi Arabia reiterates call for immediate ceasefire in Gaza at the World Economic Forum Annual Meeting 2024 (Photo: AETOSWire)

Saudi Arabia reiterates call for immediate ceasefire in Gaza at the World Economic Forum Annual Meeting 2024 (Photo: AETOSWire)

Durante sua intervenção na sessão sobre “Protegendo um Mundo Inseguro”, Sua Alteza o Príncipe Faisal bin Farhan bin Abdullah, Ministro de Assuntos Extrangeiros da Arábia Saudita, afirmou: “Devemos nos concentrar na crise imediata, que é o sofrimento que está acontecendo em Gaza”.

“A comunidade internacional já vem se mobilizando mais na direção que pedimos desde o primeiro momento, que é um cessar-fogo e um auxílio humanitário mais amplo. Porém, precisamos fazer mais. Sabemos que a paz regional inclui a paz para Israel, mas isso só pode acontecer se houver paz para os palestinos, ou seja, por meio de um Estado palestino”.

Falando da crescente volatilidade no Mar Vermelho, Sua Alteza acrescentou: “A liberdade de navegação no Mar Vermelho é algo que nos afeta a todos, portanto, o foco prioritário deveria ser a desescalada”.

Numa sessão de debate sobre “Serviços sem atrito”, Sua Excelência o Ministro do Comércio, Dr. Majid Alkassabi, falou da velocidade e da escala da diversificação econômica da Arábia Saudita: “[O Reino] reformulou mais de 200 leis e regulamentos para criar um ambiente de negócios atraente”.

Logo antes, Sua Excelência Adel A. Aljubeir, Ministro de Estado de Assuntos Extrangeiros, Membro do Conselho de Ministros e Enviado para Assuntos Climáticos, anunciou que o Reino hospedará a Conferência das Nações Unidas de Biodiversidade de 2024 (COP16).

Numa intervenção como parte da nova Saudi House: Bold Visions Series – o pavilhão do Reino que conecta promotores de transformações, formuladores de políticas, impulsionadores de mudanças e inovadores – Aljubeir reiterou a necessidade de uma colaboração global substantiva para enfrentar a crise climática, dizendo: “a menos que trabalhemos juntos, não conseguiremos nada”.

Na conferência intitulada “Gulf Economies: All In”, Sua Excelência Khalid Al-Falih, Ministro de Investimento, compartilhou sua visão otimista para o Golfo, ressaltando como os estados do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) atraem Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) “a uma taxa mais de duas vezes superioràmédia mundial”, para em seguida afirmar que o crescimento econômico futuro da região será impulsionado por atividades não petrolíferas.

Ao falar sobre “Regulamentação de instituiçõs não bancárias”, Sua Excelência Mohammed Aljadaan, Ministro de Finanças, alertou os governos para não “matar a inovação” e privar o setor privado de oportunidades de investimento ao impor modelos abrangentes de regulamentação anto a bancos quanto a instituições financeiras não regulamentadas.

O Ministro de Comunicações e Tecnologia da Informação, Sua Excelência Abdullah Alswaha, em uma sessão sobre governança de IA, disse que a coerência do Reino em ser “pró-inovação e pró-parceria” alavancou tecnologias emergentes como a IA Generativa para construir um futuro centrado no ser humano.

Por sua vez, Sua Excelência Bandar Alkhorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais, enfatizou a abordagem política “tridimensional” da Arábia Saudita para desenvolver capacidades industriais.

Contato:

Contato:

Wooud Alquaied

walquaied@mep.gov.sa

Fonte: BUSINESS WIRE

Pular para o conteúdo