Notícias Corporativas

Financiamento facilitado alavanca venda de carros no Brasil

Pesquisa da Fenauto indica que mais de 14 milhões de veículos foram vendidos no Brasil em 2023. Grande parte desses números expressivos se deve à facilidade no acesso a crédito. Apaixonado por motores, o brasileiro desde sempre nutre o sonho de adquirir seu carro ou mesmo moto própria para satisfação própria, para fugir do transporte público lotado e caótico e porque nosso país tem um modal de transporte que prioriza o deslocamento sobre rodas.

Entre os campeões de vendas do ano passado estão os carros usados. Dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados, divulgado em janeiro deste ano, revelam que a venda de carros usados cresceu 9% se comparado com as vendas de 2022.

Para o gerente comercial especialista em financiamento automotivo Thiago Amanti Campos, a facilidade no crédito faz com que diferentes perfis busquem comprar ou trocar de carro por diferentes motivos. “Hoje os perfis que mais buscam o acesso a financiamentos de veículos são famílias querem trocar de carro para obterem mais conforto, seja para utilizar o carro no dia-a-dia ou para viajar, trabalhadores de aplicativo de transporte individual bem como pessoas que utilizam veículo para deslocamento para o trabalho”, explica Amanti.

Com anos de experiência na cessão de créditos, o profissional listou as principais vantagens que as pessoas buscam ao procurar esse estilo de compra:

– Não precisar se descapitalizar;

– Possibilidade trocar o veículo antes de sua integral quitação;

– Possibilidade de antecipação de parcelas e abatimento de juros, diminuindo o tamanho da dívida;

– Antecipação da realização do sonho de possuir um veículo, mesmo sem ter o capital imediato para realizar a compra.

Os brasileiros também serão beneficiados pelo Marco das Garantias, que trará maior possibilidade de obtenção de empréstimos aos brasileiros que puserem seus bens como garantia para o pagamento. Acostumado com a prática de financiar suas compras, no país, 7 em cada 10 pessoas costumam optar pelo parcelado.

As perspectivas para 2024 também são animadoras. Dados de pesquisa da Ernst & Young mostram que 70% dos brasileiros querem comprar um carro nesse ano, percentual acima da taxa global que gira em torno de 44%. “Há uma enorme expectativa de crescimento nos financiamentos de veículos para 2024. Com o aumento das vendas de veículos, especialmente os seminovos, a tendência de crescimento e busca por acesso ao crédito tendem a crescer e, talvez, superar os números vistos recentemente”, finaliza o especialista.

Pular para o conteúdo