AMAZONASCULTURADESTAQUE

Kamélia chega neste sábado para abrir o carnaval de Manaus

Este ano, não haverá venda de ingressos. A entrada será com convites especiais que serão disponibilizados por meio de promoções

Símbolo carnavalesco da capital do Amazonas, a boneca Kamélia já tem data para chegar e abrir oficialmente a temporada na cidade. A negona desembarca no aeroporto internacional Eduardo Gomes, às 20h34 do dia 06 de janeiro de 2024, quando será recebida com muita pompa e circunstância, ao som da banda da Polícia Militar do Estado do Amazonas. De lá, a boneca segue em carreta rumo à sede do Olímpico Clube, no bairro São Geraldo, zona centro-sul de Manaus. A previsão de chegada ao Parque Aquático é às 21h15, quando uma grande festa será realizada dando início oficialmente ao período carnavalesco da capital amazonense.

Para animar o tradicional baile, além da banda de Metais Demônios da Tasmânia, já está confirmada a participação do amazonense Uendel Pinheiro e da bateria ‘Furiosa’ da escola de samba Reino Unido da Liberdade, a verde e branco do Morro da Liberdade.

“Este ano não haverá venda de ingressos. A entrada será com convite oficial ou a carteira de associado. O Parque Áquatico está todo reformulado, banheiros novos, com uma excelente infraestrutura e um ambiente muito agradável para a diversão dos foliões”, antecipa Almerinho Botelho, presidente da Império da Kamélia.

Promoção

Para quem quiser adquirir um par de convites de forma gratuita é muito simples:  se você tem uma foto antiga com a boneca Kamélia no aeroporto ou participando do baile com amigos, com seu par ou sozinho, publique e marque as redes sociais do evento.

E quem não tem uma foto antiga, mas quer participar, pode fazer uma foto de um dos outdoors com o anúncio do baile que estão espalhados na cidade e também postar marcando o Facebook do Butiquim da Kamélia e o Instagram @olimpico.presidente.

A direção do Olímpico vai entrar em contato com os ganhadores para acertar os detalhes da entrega dos convites.

Tradição regulamentada por lei

A chegada da Kamélia para abertura do Carnaval passou a ser oficial em 2013, por conta da Lei 1.722/2013 de autoria do vereador Arlindo Júnior. No ano de 2015, a personagem Kamélia foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas por meio de lei de autoria do então deputado estadual Bosco Saraiva.

“A Kamélia surgiu há 86 anos e o primeiro baile acontece há 78 anos. Na década de 50, o prefeito Walter Rayol passou a entregar a chave da cidade para a Kamélia, mas nunca chegou a entregar pessoalmente. Foi o Gilberto Mestrinho, na época então prefeito, que começou a entregar pessoalmente a chave da cidade, simbolizando a abertura do Carnaval. Essa tradição é mantida desde 1958”, relembra Almerinho Botelho.

Com informações da assessoria do evento

Fotos: arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo