AMAZONASCIDADANIA

Artistas realizam festival para denunciar a crise climática vivenciada pelas populações da Amazônia

Evento acontece até sábado (16/12), no conjunto Viver Melhor 2, periferia da cidade de Manaus, e terá como principal atração a pintura de dois prédios com arte coletiva feita por artistas da região

O Festival Artistas Pelo Clima, usa arte e coletividade para lutar pela justiça climática, com a realização de mutirões de limpeza, oficinas e apresentações culturais. A ação, construída de forma coletiva e voluntária acontece até sábado (16/12), no Viver Melhor 2, conjunto do bairro Santa Etelvina, na zona Norte de Manaus.

Com o objetivo de denunciar a crise climática vivenciada pelas populações da Amazônia, o evento terá como atração principal a pintura de dois painéis coletivos feitos por artistas amazônidas, um apontando a denúncia e outro a esperança.

O primeiro mural exibirá denúncias dos crimes que agravam a crise climática na região amazônica, como a fumaça das queimadas, que encobriu o céu de Manaus e tornou a maior capital da Amazônia brasileira, o segundo pior lugar do mundo para respirar.

Além disso, a seca extrema que afeta há cinco meses a bacia amazônica está longe de acabar e transformou os rios e igarapés da Amazônia em lama. A seca histórica atinge os 62 municípios do Amazonas, segundo a Defesa Civil. São 598 mil pessoas, a maioria indígenas e ribeirinhos, necessitando de ajuda humanitária, diz o órgão.

O segundo painel, homenageia personalidades que constroem narrativas de luta em Manaus. Os artistas usarão como referência quatro personalidades notórias no ativismo social da cidade, sendo elas: Joaquim Melo, livreiro e criador da Banca do Largo; Mafell, DJ, diretora de arte marginal e ativista cultural; e os professores Cláudia Baré e Joilson Karapanã, fundadores da Escola Wakenai, no Parque das Tribos.

O conteúdo do projeto será transmitido em outras capitais do país via projeção. Além disso, a ideia é que a movimentação dos fotógrafos, grafiteiros, colagistas, músicos e ativistas, dialogue com a população do território ocupado pelas atividades em detrimento das pautas e ações que estão sendo debatidas na COP-28.

Artistas Pelo Clima

É uma rede que nasceu de uma iniciativa da Associação Intercultural Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM) e já reúne quase 100 artistas conectados pela vontade de juntar arte e denúncia, no momento em que a Amazônia enfrenta a emergência climática em seus territórios.

A Artistas Pelo Clima realiza ações socioculturais e ativistas, que alertam para o descaso que as populações da região Amazônica enfrentam diante da seca extrema e de eventos como as queimadas criminosas, em especial no estado do Amazonas, que encobrem de fumaça o céu de Manaus há mais de três meses.

Outras ações culturais da rede

A primeira ação de denúncia e mobilização da rede Artistas Pelo Clima foi realizada em outubro deste ano no Largo São Sebastião, centro de Manaus, e teve como objetivo a arrecadação de cestas básicas para 70 famílias da cidade, uma parceria com o ImpactHub Manaus e a Casa Som Amazônia. Os alimentos foram distribuídos na Aldeia Inhãa-Bé e na comunidade Três Galhos, localizadas no Tarumãzinho, região metropolitana da capital, e na Terra Indígena Uneiuxi, em Santa Isabel do Rio Negro, interior do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo