AMAZONASDESTAQUE

Rafael Barbosa é o mais votado na eleição para defensor-geral do Amazonas

Votação ocorreu nesta sexta-feira, em formato híbrido, em todo estado; composição do eleitorado é feita pelos próprios defensores públicos de carreira

O defensor público Rafael Barbosa conquistou a maioria dos votos na eleição para o cargo de defensor público-geral do Amazonas. Ele obteve 58% da preferência entre defensoras e defensores que votaram no pleito. 

A eleição para a Defensoria Geral ocorreu nesta sexta-feira, em todo o Amazonas, de 8h às 17h, de forma presencial e on-line. Entre os votantes, Rafael Barbosa recebeu 84 votos. Em segundo lugar ficou a defensora Caroline Souza, com 59 votos, seguida de Messi Castro, com 46 votos.

A composição do eleitorado é feita pelos próprios defensores públicos de carreira. Ao todo, 144 defensores e defensoras estavam aptos a votar. Todos votaram, ou seja, não houve abstenção na eleição.

“Foram dias de intensa campanha, em que discutimos projetos para a Defensoria, ouvimos propostas e colocamos nossas ideias para avaliação. Acreditamos que a democracia foi plenamente exercida nesta eleição e entendemos que os colegas acolheram as propostas que fortalecem a carreira e a expansão dos serviços da Defensoria”, disse Rafael Barbosa.

A lista tríplice será entregue ao governador do estado, Wilson Lima, a quem cabe a indicação do novo defensor-geral para o biênio 2024-2026. O prazo para a escolha é de 15 dias. 

Conselho Superior

Além da votação para a Defensoria-geral, os defensores e defensoras também puderam escolher a nova composição do Conselho Superior da DPE-AM. Os eleitos foram:

Manuela Cantanhede Veiga Antunes

Eduardo César Rabello Ituassú

Thiago Nobre Rosas

Larisse Silva Oliveira

Gabriel Herzog Kehde

Inácio de Araújo Navarro

Murilo Rodrigues Breda

Renata Visco de Almeida

Cibersegurança

Para a Comissão Eleitoral, o pleito transcorreu conforme o planejado, com segurança e transparência. 

Nesta eleição, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desenvolveu um sistema próprio de computação de votos (“Eleições DPE-AM”) que foi acompanhado, inclusive, pela empresa Clavis Segurança da Informação, especializada em cibersegurança e uma das maiores no seguimento da América Latina.

Entre as principais atribuições, a Clavis foi a responsável por auditar e certificar a segurança, autenticidade, integridade e a transparência do pleito.

Fotos: Evandro Seixas-DPE/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo