DESTAQUEECONOMIAREGIÃO AMAZÔNICA

Debates marcam segundo dia da FesPIM e ressaltam a importância da Zona Franca de Manaus para o Brasil

“A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia” foi o tema do primeiro debate no segundo dia da FesPim

O segundo dia da 2ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi marcado por um ciclo de debates que tem por objetivo, destacar a importância do projeto Zona Franca de Manaus (ZFM) para todo o País, com foco no desenvolvimento econômico, biotecnológico e na utilização de recursos naturais de maneira sustentável.

As atividades reúnem especialistas renomados e foram abertas com um vídeo sobre o tema, produzido pela Suframa, em parceria com a TV Encontro das Águas, uma emissora filiada à Rede Brasil de Comunicação.

Na sequência, o superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, explanou sobre a importância da FesPIM e da própria ZFM como instrumento de propagação do desenvolvimento e de conservação ambiental da Amazônia.

“Esse evento nasceu de um sonho, no início da nossa gestão, de trazer uma mostra do que é o Polo Industrial de Manaus e da importância da Zona Franca para o centro político do nosso País. Assim, com o apoio do Instituto Piatam e das indústrias do nosso polo, estamos aqui para apresentar, de forma positiva e propositiva, que a Zona Franca de Manaus é a Zona Franca do Brasil”, destacou o superintendente.

O debate inaugural da FesPIM 2023 teve como tema: “A Zona Franca de Manaus como instrumento de propagação do desenvolvimento econômico e conservação ambiental da Amazônia”.

A primeira temática abordou a “Zona Franca de Manaus: um modelo de classe mundial de proteção da Amazônia. O moderador foi Alexandre Rivas, do Instituto Piatam e como debatedores foram reunidos Ettiene Kechichian (Banco Mundial), – Etienne Kechichian lidera trabalhos sobre a competitividade dos setores industriais por meio do crescimento de políticas verdes e amigas do clima -, Valdeni Rodrigues (TecToy), Marcos Antônio Bento Souza (HondaAbraciclo) e José Alberto da Costa Machado, que é conselheiro estratégico da Tero Carbon e participou de forma remota das discussões.

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, José Alberto da Costa Machado já foi coordenador de Pesquisas em Sociedade, Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e é ex-coordenador-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa.

Mais debate

Em seguida, o evento realizou o debate “Amazônia e a Bioeconomia”. Dessa vez o moderador foi Sérgio Gonçalves, representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). E como debatedores estiveram Alfredo K. Oyama Homma *Embrapa-PA), Ricardo Ludke (BR ARBO Gestão Florestal S/A) e Elias Moraes, que é gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Programação desta quinta-feira

Local: CCUG-DF

Início: 14h15

Término: 17:00 h

Primeira parte

14h15 – 15h15

ZFM 2073, quais são as estratégias?

Moderador: Manoel Paiva – Instituto Piatam

Debatedores:

Saleh Hamdeh – Centro das Indústrias do AM

José Jorge do Nascimento Jr.  – Eletros

Thomaz Nogueira – Consultor

Farid Mendonça Júnior – Assessor Parlamentar no Senado Federal

15h15 – 15h30

Perguntas e Respostas

15h45 – 16h45

Ciência, pesquisa e desenvolvimento na Amazônia

Moderador: Carlos Freitas – Instituto Piatam

Debatedores:

Antônio Mesquita – UEA

Samy Lima Assi – Sidia

Marcio Ramos de Oliveira – CNPq

Fernando Campos de Arruda Jr – Samsung

Leandro R. Santos – Positivo

16h45 – 17h

Perguntas e Respostas

17h30 – 18h30

Universalização energética da Amazônia

Moderador: ASD

Debatedores:

Marcelo Rodrigues – UCB Power

Marcos Vlasits – Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia

Thiago Guilherme Ferreira Prado – Empresa de Pesquisa Energética

18h30 – 18h45

Perguntas e Respostas

Fotos: Divulgação/FesPIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo