AMAZONASEDUCAÇÃOMEIO AMBIENTE

Alunos de escolas públicas em municípios afetados pela estiagem no Amazonas estão recebendo merenda em casa

Mais de 2 mil estudantes estão impossibilitados de ir à escola por conta da seca. Na área ribeirinha de Manaus, a rede municipal antecipou o término do ano letivo

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) deu início está ao “Merenda em Casa”, programa que atenderá os alunos impactados pela estiagem no estado. Do total de 21 municípios em situação de emergência, em 12 deles, os alunos das áreas rurais já não conseguem mais ter acesso à escola. Até o começo desta semana, 2,2 mil estudantes da rede estadual de ensino já estavam impactados.

Além da reposição de aulas, a Seduc tem disponibilizado, por meio do Programa de Apoio a Gestão Escolar (Pague), recursos aos Conselhos Escolares para aquisição dos alimentos do programa “Merenda em Casa”, para entrega aos alunos em vulnerabilidade alimentar. O montante de R$ 4,7 milhões poderá ser utilizado para aquisição do “Merenda em Casa”, caso ultrapassem os 47 mil estudantes afetados, em razão do isolamento causado pela vazante dos rios.

Até o momento, são mais de 120 comunidades rurais afetadas nos municípios de Alvarães, Amaturá, Benjamin Constant, Careiro da Várzea, Envira, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Aripuanã, Parintins, Tefé e Tonantins.

O “Merenda em Casa” também vai alcançar os 59 estudantes da rede estadual, que moram na Comunidade do Arumã, em Beruri (distante 73 quilômetros de Manaus), afetados pelo deslizamento de terra ocorrido na localidade, durante o último sábado (30/09).

Os alunos são todos do Ensino Médio Tecnológico, promovido por meio do Ensino Mediado do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

“Já iniciamos a entrega dos kits do Merenda em Casa.  Estes são alimentos que seriam consumidos pelos estudantes dentro da escola e, por conta da estiagem, estão sendo entregues para serem consumidos em casa”, destacou a secretária executiva adjunta do interior, da Secretaria de Educação, Ana Maria Araújo.

Fotos: Euzivaldo Queiroz e Coordenadorias Distritais de Educação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo