Notícias Corporativas

Conferência discute modernização e unificação bancária de 54 países africanos

O sistema financeiro e bancário de 54 países africanos deve ser uniformizado nos próximos anos. O processo de modernização a partir da transformação digital é o tema central da Conferência do Sector Bancário, Financeiro, Serviços e Seguros – BFSI (Mozambique Banking, Finance Service and Insurance) que será realizado em 13 e 14 de setembro em Maputo, Moçambique. Representantes do Governo Federal brasileiro estão entre os convidados da programação.

Atualmente, 57% dos 1,4 bilhões de africanos não possuem conta bancária. Em razão disso, o fórum reunirá especialistas, executivos e autoridades governamentais nacionais e internacionais para tratar do uso de Inteligência Artificial nos serviços financeiros, cibersegurança, a participação das fintechs no mercado, novos modelos de negócios no setor de seguros, regulação, compliance e bancarização. A partir do encontro espera-se elaborar ações concretas que gerem investimentos no setor BFSI, planos de implementação e compromissos de inclusão financeira, em prol de um sistema financeiro mais eficiente, abrangente e desenvolvido.

“À medida que avançamos em direção a uma economia cada vez mais digitalizada, reconhecemos a importância de abordar questões críticas, como segurança cibernética, inclusão financeira, colaboração interinstitucional e interoperabilidade. Estamos confiantes de que as deliberações tomadas durante esta conferência fornecerão a base necessária para moldar estratégias que impulsionarão a inovação e sustentabilidade no sector financeiro em Moçambique e além”, afirma Kekobad Patel, membro representante da Comissão Organizadora da Conferência Mozambique Banking, Financial Services and Insurance (BFSI).

Participação brasileira

A experiência do Brasil é uma das referências para a proposta do mercado africano, por isso, a organização do evento aguarda a confirmação de participantes do governo federal na agenda de discussões e propostas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi convidado para ser orador no painel “Transformação Digital no Setor BFSI: Oportunidades e Desafios”. Para participar do “Potencial do mercado de serviços financeiros móveis e o Open Banking como oportunidades para novos e melhores negócios”, foi convidada a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e para o painel “Inclusão financeira como motor de desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida”, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante.

A organização do evento irá reforçar a importância da participação do Brasil com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitando sua presença na reunião dos Brics na África do Sul, entre 22 e 24 de agosto. O presidente brasileiro também irá visitar Angola nos dias 25 e 26 de agosto.

Serviço:
Mozambique Banking, Financial Services and Insurance
Data: 13 e 14 de setembro de 2023
Local: Centro de Conferências Joaquim Chissano, Maputo, Moçambique.

Pular para o conteúdo