DESTAQUEECONOMIAREGIÃO AMAZÔNICA

Bosco Saraiva inicia agenda de visitas a estados de abrangência da Suframa buscando integrar a Zona Franca de Manaus

Nos dias 22 e 23, o superintendente da Suframa estará em Macapá (AP), onde participará do 1º Workshop da Lei de Informática, evento organizado em conjunto com o governo estadual

A cidade de Macapá abre o calendário de visitas que a nova gestão da Suframa fará aos estados de abrangência da Autarquia, a partir deste mês, como parte da agenda de prioridades que tem como foco a integração regional do projeto Zona Franca de Manaus (ZFM).

No Amapá, o superintendente Bosco Saraiva e equipe técnica participarão do 1º Workshop da Lei de Informática, que ocorre nos dias 22 e 23 de junho e é organizado de forma conjunta entre a Suframa e o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec-AP).

O objetivo é divulgar a Lei de Informática da ZFM, integrar os agentes do ecossistema e obter apoio político para questões relacionadas a infraestrutura e a investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D).

Na programação também consta uma visita à Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), que tem se consolidado no mercado amapaense como o principal direcionador da economia do estado.

Em julho, o superintendente da Suframa estará em Boa Vista para participar de um seminário com empresários daquele estado. Os últimos detalhes para a ação foram tratados nesta quarta-feira (7/06), em Manaus, com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB/RR).

“Nossa ida a esses estados é justamente para expandir o projeto e trabalhar para que eles também sintam os benefícios da ZFM. Precisamos fomentar novos investimentos em P&D e a regionalização desses benefícios é o caminho”, destaca o superintendente Bosco Saraiva.

A vinda de Athur Henrique à capital amazonense foi movida pelo interesse dele em obter mais informações sobre o planejamento das ações da Suframa e a funcionalidade do novo Centro de Bionegócios (CBA), como prerrogativa para as oportunidades que deverão surgir em benefício do desenvolvimento dos estados da Amazônia Ocidental, e Roraima é um deles.

“Viemos conversar com o superintendente para entender esse processo. A gente já tá organizando um evento que irá reunir empresários do segmento do comércio, da indústria e de inovação, para apresentar os benefícios que a Suframa pode entregar a eles em Roraima. São coisas importantes que dão um caminho para o desenvolvimento que o nosso estado tanto precisa, principalmente no que se refere à conviver com a imigração, cada vez mais crescente no estado. Então, é um momento de gerar emprego e a Suframa vai ser um grande parceiro nesse sentido”, ressaltou o prefeito.

De acordo com Athur Henrique, Roraima vive a expectativa de uma interligação com a Guiana Inglesa, para encurtar caminhos, além de propiciar uma maior comunicação com outras nações, por meio do Canal do Panamá. O objetivo é gerar oportunidades para as empresas de Roraima e do próprio Amazonas, com a Suframa tendo um papel preponderante na nessa questão.

Foto: Layanne Raquel/Suframa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo