Notícias Corporativas

Eletrosom adota software de inteligência fiscal da Sovos

Fundada em Monte Carmelo, no interior de Minas Gerais, a Eletrosom é uma empresa especializada no varejo de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, presente há mais de 40 anos no mercado.

Com sua matriz administrativa sediada em Uberlândia (MG), atualmente conta com cerca de 95 lojas físicas em Minas Gerais e 70 em Goiás, além de um e-commerce que realiza vendas para todo o Brasil.

Sujeita, portanto, a um alto volume de parametrizações fiscais de produtos, que variam inclusive entre itens de uma mesma categoria, e a diferentes regras tributárias, que se alteram conforme a legislação fiscal vigente em cada estado e município do país, a Eletrosom recorreu à tecnologia da Sovos não só para otimizar sua operação fiscal e diminuir a insegurança tributária, como aumentar a competitividade no mercado varejista.

Desafio

Antes da parceria com a Sovos, a Eletrosom realizava de maneira manual, tanto a parametrização e cadastro de milhares de produtos em seu sistema quanto a atualização das regras de tributação das notas fiscais recebidas e emitidas.

“Nossa principal preocupação na época era, por exemplo, estar aplicando uma tributação com redução de base de cálculo em produtos que não tinham redução de base de cálculo ou ao contrário, aplicando uma tributação integral em produtos que tinham uma redução de base de cálculo”, relembra César Augusto Abreu Carneiro, Tax Manager na Eletrosom.

Ainda segundo César, isso acontecia porque, naquele tempo, a empresa não tinha a validação do processo tributário, nem a total segurança acerca da tributação do que era recebido, do que era faturado e sobre tudo aquilo que já estava cadastrado.

Além do risco de tributação incorreta, outra preocupação da Eletrosom estava relacionada aos prazos necessários para configuração do sistema de classificação do produto e entrega das obrigações fiscais, em que possíveis inconsistências ou atrasos geram autuações e multas pelo Fisco.

“Se ocorria alguma divergência significativa em relação ao nosso cadastro, nós só iríamos verificar aquilo no fechamento fiscal, trinta dias depois. Esse foi outro risco que nós procuramos minimizar ao adotar o Taxrules não só como motor de cálculo para nota fiscal emitida, mas também para validação de nota fiscal recebida”, completa César.

Solução

Cliente da Sovos desde 2012, a Eletrosom adotou o Taxrules justamente para automatizar a correta classificação e tributação dos produtos, validando a tributação das notas de entrada e tributando corretamente as notas de saída.

“Com o Taxrules, conseguimos otimizar o trabalho do nosso departamento fiscal e evitar, por exemplo, que nossa equipe perca tempo interpretando uma regra tributária. Hoje conseguimos evitar que o erro ocorra até mesmo antes de receber a mercadoria. E o mesmo vale para nossas emissões de notas”, conta César.

Estratégia de e-commerce

Com uma filial de e-commerce estabelecida em Minas Gerais, a Eletrosom também utiliza o Taxrules para apurar e validar as informações fiscais das vendas on-line realizadas para todo o Brasil.

“No caso de vendas por e-commerce, nós temos o cálculo do ICMS-Difal que varia de acordo com a alíquota interna do estado de destino. Então, além de prover esse cálculo de forma muito precisa, o Taxrules ainda nos auxilia a tomar decisões estratégicas, ao aprimorar nossos processos de compras e vendas”, pontua César.

Pular para o conteúdo