BRASILSAÚDE

Maceió é finalista em prêmio internacional de cidades inteligentes com Saúde da Gente

Maior programa itinerante de saúde do Brasil já fez 380 mil atendimentos desde que foi implantado pela gestão JHC, em agosto de 2022

Maceió é finalista do prêmio Latam Smart City Awards 2023, o mais importante da América Latina para reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes, com o programa ‘Saúde da Gente’, considerado o maior projeto itinerante de saúde do Brasil, idealizado pela gestão do prefeito JHC, com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que tem a primeira-dama, Marina Cândia, como sua embaixadora em um trabalho voluntário.

A premiação ocorrerá na noite do dia 24 de maio, em Mérida (México), durante o Smart City Expo Latam Congress, evento organizado pela instituição Fira Barcelona em colaboração com a ONU Habitat. Maceió concorre na categoria ‘Sociedade Equitativa e Colaborativa’ com as cidades de Medellín (Colômbia) e São Paulo (SP).

Esta é a primeira vez que a capital figura entre finalistas de um prêmio internacional na modalidade de cidades inteligentes.

“É uma honra para mim, enquanto prefeito, saber que Maceió está na final de um prêmio tão importante como este, e ainda mais com um programa que traz dignidade para milhares de pessoas através de serviços e atendimento humanizado a quem mais precisa”, enfatizou o prefeito JHC, acrescentando que a prioridade de sua gestão é exatamente essa, “cuidar de pessoas”.

Este reconhecimento coroa a marcante atuação social da administração do prefeito JHC. Só no Saúde da Gente, são 380 mil atendimentos desde quando o programa foi implantado, em agosto de 2022.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, a iniciativa nasceu grande, com uma estratégia pioneira que se propõe a levar ações de saúde a todas as comunidades de Maceió, por meio de uma estrutura adaptável que pode ser transportada. Os alvos da iniciativa são as regiões de baixa renda, cuja meta é alcançar mais de meio milhão de pessoas.

Com cinco frentes de atuação e itinerário móvel, o programa permanece por sete dias em cada localidade que se instala, facilitando o acesso aos serviços ofertados às comunidades. Saúde da Mulher, Infantil, Animal, Mental e nas Grotas são os públicos alcançados por esta ação social.

A maior demanda fica no público feminino. A cada 100 atendimentos que são oferecidos nas comunidades, 10 são para mulheres, reforçando a necessidade deste público aos serviços disponibilizados pelo município.

Na estrutura itinerante de saúde, montada pela gestão nas comunidades, as mulheres podem ter acesso a consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal e planejamento reprodutivo e familiar. Outras ações também são incorporadas.

Nas demais frentes, as equipes fazem atendimento infantil com pediatra, oftalmologista e psicólogos; vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação de animais, dentre outros.

Para ter acesso aos serviços, não há burocracia. O cidadão só precisa apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo