Notícias Corporativas

ABRH-PR participará de pesquisa científica internacional

Qual é a relação entre a inovação e o RH? Como o pensamento criativo pode contribuir para melhorar as relações de trabalho e o bem-estar dos colaboradores? Qual o papel do RH estratégico para aumentar a competitividade dos negócios? Estas são algumas questões que permeiam o panorama empresarial nos últimos anos.

A prática já tem mostrado a urgência de encontrar essas respostas, mas ainda há muito para estudar a respeito. “As organizações deparam-se, cada vez mais, com um ambiente caracterizado por uma concorrência global crescente, exigências de mercado em constante alteração e mudanças técnicas de grande velocidade. Tudo está mudando progressivamente e, para continuar a inovar, não pensamos apenas em avanços tecnológicos. A rentabilidade de uma organização e até a sua sobrevivência dependem, em grande medida, da sua capacidade de inovação”, explica Rosana Reis, Doutora em Economia e Mestre em Administração de Empresas. Rosana vai conduzir a pesquisa científica “Inovação do trabalho no Brasil e em Portugal pelo ponto de vista dos profissionais de RH”, realizada pela ISG International Business School (Paris – França), pelo ISCAP (Politécnico do Porto – Portugal) e pela Universidade de Bologna (Itália).

No Brasil, a pesquisa tem o apoio da ABRH-PR, que tem contribuído para fortalecer a participação dos profissionais que atuam na área. Afinal, estudar um tema tão novo quanto urgente demanda coletividade: “A inovação constante é um fator-chave na evolução dos negócios e cabe ao profissional de RH cultivar isso. Entendemos que a inovação pode ser mantida e moldada por meio das responsabilidades do RH”, complementa Rosana.

Pesquisa vai analisar efeitos da cultura de inovação na criatividade de times

De acordo com o Índice Global de Inovação (IGI), o Brasil ocupa 54º no ranking de países mais inovadores. Mas o dado refere-se especificamente aos setores produtivos. A pesquisa científica da ISG-ISCAP e Universidade de Bologna quer identificar o quanto a inovação impacta nos ambientes de trabalho a partir das políticas de gestão de pessoas. “Sabemos que as informações sobre ambientes orientados à inovação ainda são limitadas. Queremos avançar no conhecimento sobre este assunto, e assim apoiar os gestores”, pontua a Dra. Rosana Reis. “O pressuposto básico nessa relação é que a inovação em uma empresa é, antes de tudo, uma questão humana”, acrescenta.

Como as relações entre práticas de gestão de RH e inovação aberta ainda não foram estudadas, a pesquisa científica vai examinar empiricamente essa relação. A partir da vivência de profissionais da área no Brasil e em países da Europa, o trabalho busca analisar como a cultura de inovação pode impactar a criatividade dos colaboradores.

Outro objetivo é estabelecer a ligação prática entre estratégicas eficazes de RH e os resultados que podem gerar na introdução de novos produtos, serviços e sistemas de gestão. “É preciso considerar que a inovação não é algo apenas processual, mas que deve fazer parte da cultura organizacional para que uma empresa permaneça sempre à frente”, diz Rosana. Morando na Europa há 20 anos, a Dra. Encontrou na parceria com a ABRH-PR um caminho facilitador para ouvir aqueles que estão na prática diária da gestão de pessoas. “Por meio da ABRH-PR, poderemos coletar dados junto ao nosso público-alvo”, pontua a responsável pela pesquisa.

Além das instituições acadêmicas da Europa, também participam do estudo a Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (AGP) que, assim como a ABRH-PR, vai trazer o olhar dos profissionais daquele país sobre o tema. Após a conclusão dos dados, a ABRH-PR fará um evento híbrido para que a Dra. Rosana Reis apresente os resultados aos profissionais.

Sobre a pesquisa

A pesquisa científica “Inovação do trabalho no Brasil pelo ponto de vista dos profissionais de RH”, realizada pela ISG International Business School (Paris – França), pelo ISCAP (Politécnico do Porto – Portugal) e pela Universidade de Bologna (Itália) em parceria com a AGP e a ABRH-PR, está aberta para participação de profissionais de RH que atuam em organizações de qualquer porte. Basta acessar o link https://www.flowcode.com/page/responder

Pular para o conteúdo