AMAZONASCULTURADESTAQUE

Cineclube de Arte exibe filme de Bertrand Lira, neste sábado

Sucesso de crítica, com diversos prêmios e participações em festivais nacionais será exibido, o filme “O seu amor de volta (mesmo que ele não queira)”será exibido no Cineteatro Guarany, localizado na Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro

Até onde você iria por um amor? Em “O seu amor de volta”, a pessoa amada perdida e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias do documentário, que será exibido no Cineteatro Guarany, no sábado (22/04), a partir das 18h30. Com direção e roteiro de Bertrand Lira, o documentário busca fazer o espectador se reconhecer nos relatos, que não constituem uma narrativa determinada. A entrada é gratuita.

Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas desventuras amorosas. Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma mulher trans, professora de português, e duas atrizes, que vivem e trabalham na capital da Paraíba, no Nordeste brasileiro.

De acordo com Bertrand, que é professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a produção é uma mistura de histórias imaginárias e histórias reais. O elenco principal conta com Williams Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos e Marcélia Cartaxo. “Eu entrevistei prostitutas, peguei depoimentos de histórias de amor, desilusões amorosas e desafetos”, conta o diretor, que ressalta o incentivo das políticas públicas para o desenvolvimento da obra.

Filmado entre abril e junho de 2017, em João Pessoa, “O seu amor de volta” é o segundo documentário de longa-metragem do diretor. Para Lira, quem abraça essa área do audiovisual tem que se dedicar muito e conhecer o cinema brasileiro, bem como o mercado mundial.

“Fora isso, a internet proporcionou o surgimento dos ‘streamings’ e das plataformas digitais. Então é isso, o mercado está aí esperando que a gente ocupe os espaços”, conclui Bertrand, destacando a exibição alternativa do filme na TV e em algumas salas de cinema pelo país.

O longa-metragem é apresentado pelo Cineclube de Arte, projeto realizado pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, o intuito é incentivar a população a dispor da cinematografia, levando cultura e lazer, assim como estimular o mercado audiovisual local.

O Cineteatro Guarany está localizado na Vila Ninita, na avenida Sete de Setembro, anexo ao Palácio Rio Negro. A programação é gratuita.

Fotos: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo