DESTAQUEINFRAESTRUTURAMANAUS

Lula agiliza ajuda para famílias amazonenses desabrigadas e garante recursos para obras de infraestrutura em Manaus

Depois do encontro com o presidente da República, na terça-feira, prefeito de Manaus, David Almeida, se reúne nesta quarta-feira com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha

O governo federal vai liberar recursos financeiros para obras de infraestrutura em Manaus e também para ajudar a prefeitura da capital nas ações voltadas às famílias impactadas pela tragédia provocada pelas chuvas, no bairro Jorge Teixeira, no ultimo domingo, quanto oito pessoas morreram e dezenas ficaram desabrigadas.

 A garantia foi dada pelo presidente Lula ao prefeito David Almeida, o vice-governador Tadeu de Souza, e a um grupo de parlamentares amazonenses, capitaneados pelo senador Omar Aziz, coordenador da bancada amazonense no Congresso Nacional.

“O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o ministro das Cidades, Jader Filho, e o ministro da Integração, Waldez Góes, para liberar essa ajuda financeira para Manaus conter este problema”, explicou o senador Omar Aziz.

“Ontem mesmo o prefeito preparou o decreto de estado de calamidade, e nós homologamos sumariamente aqui e, já estamos com equipes em Manaus. Nós do governo federal e a prefeitura estamos trabalhando nos planos de ajuda humanitária, no restabelecimento (da área), e também na reconstrução. Aquilo que for necessário reconstruir, o governo Lula vai apoiar a prefeitura de Manaus”, informou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

De acordo com o ministro, a expectativa é agora agilizar os trâmites para a liberação dos recursos com a máxima agilidade, ressaltando que o governo federal retomou fortemente a agenda de resposta a desastres, assistindo as prefeituras nesses casos emergenciais.

 Manaus tem mais de mil áreas de risco espalhadas por diversas zonas da cidade. Dados da prefeitura mostram que dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como a que onde ocorreu o desmoronamento, no último domingo. Obras de contenção de erosão foram realizadas em 17 áreas no ano passado, e há mais 20 prioritárias para receber grandes intervenções do poder público.

“Nós trouxemos a Brasília todo o Plano de Prevenção de Manaus. As conversas com o governo federal foram muito produtivas e tratamos exclusivamente de assuntos de interesse da população de Manaus. Os recursos de apoio e prevenção a desastres serão liberados de forma agilizada e serão fundamentais para nossas ações. Estou muito feliz com o que vi e ouvi”, disse o prefeito de Manaus.

Nesta quarta-feira (15/03), o prefeito David Almeida continua com a agenda em Brasília, começando por uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo