CULTURADESTAQUE

Boi Caprichoso anuncia álbum “O brado do povo guerreiro”, trilha sonora do bumbá em busca do bicampeonato

Dezesseis toadas compõem o projeto musical que, além das toadas do concurso, conta com uma obra do cantor Uendel Pinheiro, com a composição “Esse amor não tem fim”

O Boi-Bumbá Caprichoso anunciou na manhã deste sábado (11/03) o nome e compositores das 16 toadas que irão compor o álbum “O brado do povo guerreiro” e que serão a trilha musical do bicampeonato do Festival Folclórico de Parintins.

As composições passaram por três fases de julgamento, nas quais o Conselho de Arte, diretoria, representantes da galera, Marujada de Guerra, torcida oficial Raça Azul, Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e Troup Caprichoso, analisaram minuciosamente as obras inscritas por meio do edital de toadas.

O Boi Caprichoso também definiu as toadas que fazem parte da categoria de composições que estão dentro do processo estratégico, sendo as toadas encomendadas.

“As toadas passaram por um longo processo de supervisão, de mudança e organização para podermos anunciar para a nossa galera”, explica o presidente do Caprichoso, Jender Lobato. Além das toadas do concurso, o bumbá conta com uma obra do cantor Uendel Pinheiro que foi convidado para fazer parte do álbum 2023 com a composição “Esse amor não tem fim”.

As novidades no time de produtores do álbum é que ao lado de Benet Carlos e Neil Armstrong, o músico Neil Jr também fará parte da produção musical. Ele já faz parte do time de músicos do Caprichoso na arena e é um talento de raiz azulada.

Já a produção executiva estará na responsabilidade de Guto Kawakami. Guto é um talento formado na Escola de Arte do Caprichoso e desde sua infância atua com produção musical. Ele é um dos mais ativos compositores e ao longo de sua trajetória, sempre acompanhou o boi negro da Amazônia.

Composição indígena

O Boi-Bumbá Caprichoso, por meio de sua arte, mais uma vez se empenha em manter firme a luta em favor dos povos indígenas. Além das toadas de galera, ritual e figura típica, o bumbá terá uma toada tribal da comunidade indígena Iambé, assinada pela artista indígena Thaís Kokama. A toada é “Vidas Indígenas importam”

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, lembra que o bumbá já teve toada inscrita pelo professor indígena Yaguarê Yamã Arapanãguá do povo Marauguá. “Em 2023, uma das nossas novidades é a toada da Thaís Kokama, que em sua obra evidencia luta das mulheres indígenas”, adianta ele.

Toadas apresentadas

1. O BRADO DO POVO GUERREIRO (Conselho de Arte)

2. A FORÇA DO TAMBOR (Caetano Medeiros, Arlen Barbosa, Sinny Lopes)

3. ESTRONDO DE BARRANCO (Vanessa Aguiar, Adriana Cidade, Claudomiro Neto)

4. BRASIL, TERRA INDÍGENA (Gerlean Brasil, Saimon Andrade, Kássia Muniz)

5. YRERUA, A FESTA DO GUERREIRO (Ronaldo Barbosa)

6. SURARAS DO BEIRADÃO (Caetano Medeiros, Rodrigo Bitar, Edmundo Oran)

7. LUZEIRO DA PAIXÃO (Guto Kawakami, Gabriel Moraes, João Leão)

8. CONSAGRAÇÃO DO GUERREIRO (Adriano Aguiar, Kaic Melo, Paulo Sérgio)

9. TAMBORES DA RESISTÊNCIA (Geovane Bastos, Ligiane Gaspar, Malheiros Jr.)

10. YPURÉ E A TOCAIA DA GANÂNCIA (Adriano Aguiar, Frank Ricardo, Ney Souza)

11. ESTRELA DA EVOLUÇÃO (Bené Siqueira)

12. VIDAS INDÍGENAS IMPORTAM (Thais Kokama)

13. VELEIRO CABANO (Ronaldo Barbosa)

14. CAPRICHOSO, TODA FORMA DE AMOR (Igor Medeiros, Ericky Nakanome)

15. HUTUKARA YANOMAMI (UM CANTO PARA DAVI KOPENAWA) (Ronaldo Barbosa)

+16. ESSE AMOR NÃO TEM FIM (Uendel Pinheiro, Adriano Aguiar)

—-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo