CIDADANIADESTAQUEREGIÃO AMAZÔNICA

Projeto incentiva o empreendedorismo entre refugiadas e migrantes venezuelanas em Boa Vista

Iniciativa vai oferecer 50 vagas para que venezuelanas possam receber orientações sobre gestão de negócios, gastronômica, técnicas de marketing, além de financiamento para abrir o próprio negócio

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e garantir renda para mulheres, chefes de famílias, migrantes e refugiadas venezuelanas em Boa Vista (RR), as organizações Hermanitos e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) abrem, a partir desta segunda-feira, 6 de março, as inscrições gratuitas para o projeto “Mujeres Fuertes”, por meio do link https://abre.ai/fS5x.

A iniciativa vai oferecer 50 vagas para que venezuelanas possam se capacitar profissionalmente, receber orientações sobre gestão de negócios, aprendizados na área gastronômica, técnicas de marketing, atividades de empoderamento e psicossocial, além de ganhar um incentivo com produtos e recursos financeiros para abrir o seu empreendimento, garantindo autonomia financeira.

O projeto Mujeres Fuertes é executado pelo Hermanitos, em Manaus e agora será implementado em Boa Vista, pela ADRA Roraima, com recursos financeiros oriundos de multas de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho (MPT). Também terá apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), ONU Mulheres, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11º Região) e Operação Acolhida do Exército.

“Estamos acompanhando os índices relacionados à população venezuelana em Boa Vista e é alarmante a quantidade de mulheres, sem renda e que precisam de apoio em diversas áreas. Esse projeto tem um olhar muito especial para as mulheres, é feito com o maior cuidado e tem ações, inclusive, para os filhos dessas mulheres. Pois, elas poderão participar das ações, enquanto os seus filhos participam de atividades educativas. E, após todo o aprendizado, elas poderão desenvolver seus negócios, garantindo renda para a sua família”, afirma a Procuradora-Chefe do MPT Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa.

Em Manaus, a primeira e segunda edições do projeto beneficiaram 96 mulheres da Venezuela, em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, elas possuem o seu próprio negócio na área gastronômica e estão mudando a realidade de suas famílias.

“Depois dos resultados positivos que o projeto proporcionou em Manaus, transformando vidas e devolvendo sorrisos para 96 mulheres venezuelanas, agora estamos levando essa tecnologia social para Boa Vista. Pois, é uma cidade que precisa de muito apoio e acolhimento aos nossos irmãos venezuelanos. Por isso, se você se encaixa no perfil do projeto, faça a sua inscrição gratuita”, comenta o diretor presidente do Hermanitos, Tulio Duarte.

“Boa Vista é uma cidade acolhedora e nós vamos conseguir provar isso através do Projeto Mujeres Fuertes, apoiando 50 mulheres venezuelanas que estão em um momento de vulnerabilidade social. Essas mulheres na realidade são mulheres que a gente vai selecionar, mas que já empreendem e agora elas serão capacitadas ainda mais para garantir prosseguimento nas atividades delas. Como ADRA, nós estamos muito felizes e animados em levar esse projeto avante”, Analista de Planejamento do Projeto Mujeres Fuertes pela ADRA, Rosimélia Figueiredo.

Sobre as Organizações

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) é uma Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos da Igreja Adventista presente em mais de 130 países. No Brasil há 38 anos, realiza ações assistenciais, beneficentes e filantrópicas. A sede Regional da ADRA em Roraima trabalha para realizar estas ações e contribuir para melhorar a qualidade de vida da população vulnerável no estado.  Conheça mais sobre a ADRA, e como apoiar seus projetos no site: https://adra.org.br/.

Fotos: Felipe Irnaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo