Notícias Corporativas

Tecnologia BIM na construção civil cresce, mas Brasil ainda é tímido na adoção

O mercado de construção civil é um dos mais promissores em relação à tecnologia. Com projetos cada vez mais exigentes, é necessário que o planejamento seja efetuado da forma mais completa e ágil possível. Envolvendo diversas equipes com diferentes expertises ao longo da evolução dos trabalhos, a adoção de uma ferramenta voltada para a colaboração e a gestão de todas as etapas é essencial. 

No passado, plantas e desenhos eram utilizados para expressar informações sobre um determinado plano de construção. No entanto, essa abordagem em 2D não permitia a visualização de todas as dimensões e requisitos que facilitam o desenvolvimento de projetos. Com a evolução da tecnologia, veio o CAD (Computer Aided Design), que ajudou os desenhistas a ver as plantas em um ambiente digital. Mais tarde, o CAD virou 3D, o que trouxe visuais mais realistas para os projetos. 

Agora, o BIM está se tornando o padrão por sua completude, indo muito além do que apenas um modelo 3D. BIM é um acrônimo para Building Information Modeling, sendo um processo altamente colaborativo que permite que arquitetos, engenheiros, empreiteiros, incorporadores imobiliários, fabricantes e outros profissionais da construção planejem, projetem e construam uma estrutura ou edifício tendo como referência um modelo 3D.

“O setor de construção civil envolve uma cadeia de profissionais, desde o início do projeto até a entrega total. Para a eficiência dos trabalhos, a tecnologia se tornou uma grande aliada e a evolução dos processos acontece de forma cada vez mais integrada”, destaca Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil. 

Tecnologia BIM melhora processos de construção

A construção civil movimenta a economia brasileira de diversas formas, por isso, uma gestão inteligente dos processos torna as atividades mais seguras, colaborativas e com diminuição dos custos. Nos estágios iniciais de um projeto BIM, uma equipe colaborativa é montada, aprovando as estruturas de processos e informações para garantir que as atividades desenvolvidas sejam coordenadas e obtenha-se o máximo benefício para os envolvidos nas etapas de construção e operação. 

À medida que o projeto entra na fase de construção, as informações coletadas podem ser utilizadas para planejar e construir com mais eficiência. Onde forem necessárias revisões no projeto, quaisquer alterações podem seguir o processo acordado de forma transparente e registrada.

“Para a melhora dos processos de construção, é extremamente importante a adoção do BIM, já que com cada vez mais exigências dos projetos e prazos cada vez mais apertados, uma gestão eficiente passa por essa plataforma”, acrescenta Henrique Bragança. 

BIM no mercado brasileiro

O uso da tecnologia BIM está em forte expansão pelo mundo e no Brasil a tecnologia já está sendo implantada por algumas empresas. Instituições como o BIM Fórum Brasil e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, já estão atuando para o fortalecimento da tecnologia no país. 

O Mapeamento de Maturidade BIM, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em conjunto com a Grant Thornton e Sienge em 2020, apontou que 38,4% das empresas participantes do mapeamento já utilizavam a plataforma

“As empresas brasileiras já estão acompanhando as tendências mundiais e notando como o BIM trará resultados para os projetos. A adoção, no entanto, segue tímida e notamos uma resistência para implantação, seja pelos custos ou pela falta de treinamento. No entanto, analistas de construção civil já apontam que o crescimento do uso do BIM é questão de tempo e cada vez mais veremos a tecnologia sendo difundida, como a plataforma que oferecemos, que é usada em outros países como facilitador para os processos na construção civil”, comenta Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil. “O Brasil segue sendo um mercado de grande potencial e a migração para ambientes mais tecnológicos fortalecerá um setor que promete expansão nos próximos meses”. 

 

Sobre PlanRadar

A PlanRadar é uma plataforma de gerenciamento de campo SaaS digital premiada para documentação, gerenciamento de tarefas e comunicação em projetos de construção e imobiliários. A plataforma opera em todo o mundo, atualmente em mais de 65 mercados. A solução digitaliza todos os processos e comunicações diários no setor imobiliário e de construção, também conecta todas as partes interessadas do projeto e fornece acesso em tempo real a dados valiosos do projeto, permitindo que as equipes aumentem a qualidade, cortem custos e realizem o trabalho mais rapidamente. Atualmente, mais de 120.000 profissionais estão usando o PlanRadar para rastrear, conectar e resolver problemas dentro e fora do local da construção, disponível em 20 idiomas e pode ser usado em todos os dispositivos iOS, Windows e Android. Com sede em Viena, Áustria, a PlanRadar possui 18 escritórios em todo o mundo.

Pular para o conteúdo