AMAZONASDESTAQUESEGURANÇA

Detran do Amazonas reforça operação Lei Seca para inibir acidentes de trânsito no período do Carnaval

Só no último final de semana foram contabilizadas 172 autuações, sendo quase 70 por embriaguez ao volante e 28 recusas

Para inibir e combater a mais perigosa das combinações no trânsito – álcool e direção – neste período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai reforçar as ações de fiscalização da Lei Seca. Somente neste final de semana, de 03/02 a 05/02), a foram contabilizadas 172 autuações, sendo 69 alcoolemias e 28 recusas.

Durante a fiscalização, que ocorreu em todas as zonas da cidade, um condutor foi preso em flagrante ao conduzir um veículo sob o efeito do álcool. Além disso, foram removidos dois automóveis, ambos na zona oeste, que estavam abandonados, sendo um em via pública e outro na calçada, impedindo que os pedestres trafegassem em segurança.

“Estamos empenhados para intensificar a Operação Lei Seca em diversas zonas da capital. Nossa intenção é reduzir, ao longo do período festivo, o número de condutores dirigindo sob o efeito de álcool, cuja finalidade é resguardar as vidas no trânsito”, ressaltou o coordenador geral de fiscalização de trânsito do Detran-AM, Arthur Cruz.

Também durante as fiscalizações, na zona centro-sul de Manaus, dois motoristas transpuseram o bloqueio viário, passando por cima de cones de sinalização. Por conta da ação gravíssima, os veículos foram removidos conforme o Art. 210 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e multa no valor de R$ 293,47 foi aplicada.

Lei Seca

Arthur Cruz reforça que durante as atividades de fiscalização de trânsito, desencadeadas no curso da Operação Carnaval 2023, a Operação Lei Seca ganhará ênfase com o objetivo de coibir os condutores sob influência de álcool.

De acordo com estudos realizados, os condutores sob efeito de bebida alcoólica passam a dirigir com sua capacidade psicomotora alterada, pondo em risco a vida, integridade e meio ambiente. A penalidade de multa no valor de R$ 2. 934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Integração

De quinta-feira (02/02) a domingo (05/02), o Detran Amazonas participou do efetivo da Central Integrada de Fiscalização (CIF) da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que fiscalizou casos de perturbação com paredões de som em 18 postos de combustíveis, sendo nas zonas norte, oeste e leste de Manaus.

Fotos: Isaque Ramos/Detran-AM

Pular para o conteúdo