AMAZONASDESTAQUE

Durante agenda em Brasília, Wilson Lima trata sobre ampliação da oferta de internet e de voos para o estado

Festival de Parintins também fez parte da pauta das audiências do governador do Amazonas com os ministros da Comunicações, Juscelino Filho, e do Turismo, Daniela Carneiro o Turismo

O governador Wilson Lima participou de duas reuniões de trabalho com o governo federal, durante sua permanência em Brasília, na quarta-feira (04/01). Ele se reuniu com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Na agenda do encontro, em Brasília, entre outros temas, estiveram a ampliação do sinal da Rádio e Televisão Pública, Encontro das Águas, implantação de internet em comunidades e ofertas de mais voos para o estado.

De acordo com o governador, na agenda com o ministro Juscelino Filho, das Comunicações,  foi tratado sobre a expansão da TV Encontro das Águas e de outras questões relacionadas ao programa Amazônia Conectada, do Norte Conectado, a questão do 5G, que deve avançar no estado do Amazonas, e melhorar a prestação do serviço no interior.

Wilson Lima disse ao ministro que o governo estadual vem trabalhando para garantir internet para o interior, por meio dos projetos Amazônia Conectada e Norte Conectado, do governo federal em parceria com o estadual, garantindo acesso à conexão por meio de instalação de cabos de fibra óptica em diversos municípios.

Em relação a Rádio e TV Encontro das Águas, o governador disse que ela  vem se modernizando e se interiorizando com a instalação de novas retransmissoras na gestão dele, sendo um forte meio de comunicação para a transmissão do projeto “Aula em Casa”, durante a pandemia de covid-19, que chegou a ser distribuído para 12 estados brasileiros.

No Ministério do Turismo, Wilson Lima tratou sobre a ampliação de rota que o estado do Amazonas tem feito, não só regional, mas internacional e, também, os cruzeiros que aportam em Manaus e outras cidades do interior, como é o caso de Parintins.

Ainda na questão do Turismo, Wilson Lima tratou sobre o potencial do estado do Amazonas, citando o turismo de Pesca, por exemplo, além do próprio Festival Folclórico de Parintins, convidando a ministra Daniela Carneiro para conhecer mais um “festival dos festivais”, que será realizado em meados deste ano.

Falou também que tem acompanhado pessoalmente o avanço do Amazonas como rota regional e internacional, com incentivo do governo estadual na redução na carga tributária sobre o combustível de aviação.

Além de voos para 13 municípios do interior do Estado, o Amazonas já tem rota direta para Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), por exemplo, e recentemente foi anunciado para Bogotá (Colômbia), entre outros como República Dominicana, Panamá e negociações avançadas para o retorno do voo de Manaus para Portugal.

Acompanharam Wilson Lima, nas agendas, o diretor-presidente da Sistema de Comunicação Encontro das Águas, Oswaldo Lopes; o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Gustavo Sampaio; o secretário estadual de Governo (Segov), Sérgio Litaiff; e a secretária de Relações Federações e Internacionais (Serfi), Inês Carolina Barbosa.

Energia Elétrica

Ainda em Brasília, o governador Wilson Lima também foi recebido pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. Na pauta, o avanço da questão do Gás no Amazonas, como alternativa para reduzir o consumo de diesel nas termelétricas e carretas. A autarquia é vinculada ao Ministério de Minas e Energia e regula o setor elétrico brasileiro.

Fotos: Diego Peres / Secom

Pular para o conteúdo