DESTAQUESAÚDE

Investir na prevenção reduz internações e ajuda a manter qualidade de vida do usuário, aposta Unimed Manaus

Por meio do programa Viver Bem, cooperativa disponibiliza equipe formada multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista e preparador físico 

Investir em medicina preventiva tem ganhado cada vez mais espaço no planejamento estratégico da cooperativa médica Unimed Manaus que, por meio do programa Viver Bem, mantém uma equipe multidisciplinar que orienta, conscientiza e ajuda os usuários de seus serviços a manter a saúde e a qualidade de vida.

Durante todo o mês de novembro, assim como fez em outubro, em relação ao câncer de mana, a equipe do programa está indo até seus usuários para levar informações e recomendações para prevenir o câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens.

Urologista Giuseppe Figliuolo, da Unimed Manaus, durante palestra no CDL Manaus

“Estamos repetindo durante a campanha Novembro Azul, as ações que realizamos no Outubro Rosa. Iniciamos no dia 9 e vamos até dia 29 deste mês, numa parceria com as empresas que compõem nossa carta de clientes, que reúnem seus funcionários para participar das nossas atividades”, explica a coordenador do programa Viver Bem, Jacqueline Onofre.

Psicóloga Daniela Gouveia, do programa Viver Bem da Unimed Manaus
Nutricionista Nara Rubia, do programa Viver Bem da Unimed Manaus
Educador físico Ivan Moreira, do programa Viver Bem da Unimed Manaus comanda os exercícios físicos

De acordo com a coordenadora, a ideia central é substituir o modelo curativo, focado na doença, por uma abordagem voltada à manutenção da saúde e da qualidade de vida.

“Por muito tempo, os serviços de saúde focavam apenas em tratar e “curar” as pessoas já doentes. Não havia a ideia de que prevenir o desenvolvimento da doença ou reduzir suas complicações era uma estratégia válida, nós da Unimed Manaus, já algum tempo investimos em prevenir as doenças e ajudar nossos usuários a ter qualidade de vida”, afirma Jacqueline.

A coordenadora do Viver Bem explica que, além dos atendimentos realizados com agendamento na sede do programa, que fica na Central de Consultórios, onde são disponibilizadas aos clientes Unimed Manaus consultas médicas com especialistas de diversas áreas, assistente social, nutricionista que realiza ajuste na alimentação e acompanha a saúde e bem estar e educador físico, sistematicamente, são realizadas ações no próprio local de trabalho dos usuários e, também, em espaços públicos, para toda a sociedade.

“Nos dedicamos a manter e promover o bem-estar físico, psicológico e social de nossos usuários”, garante.

Jacqueline Onofre explica que durante a campanha do Novembro Azul, o foco é a prevenção ao câncer de próstata.

“Estão realizadas palestras nas empresas clientes da cooperativa médica, com urologista, que orienta sobre cuidados clínicos com saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, e ainda, psicólogos e assistentes sociais, que orientam como lidar com doença em relação ao paciente, e nossos preparador físico que ensina como, mudando pequenos hábitos, na alimentação e a prática de exercícios físicos, ajuda manter corpo saudável e são”, destaca.

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo