DESTAQUEPOLÍTICA

Lula escala Gleisi Hoffmann para dar início a processo de transição do governo

Presidente nacional do PT deve ficar responsável por agendar primeiros encontros entre equipes do atual e do novo governo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escalou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, para dar início ao processo de transição de governo. Já na segunda-feira (31/10), o coordenador da campanha petista, Edinho Silva, teve uma conversa por telefone com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. No telefonema, ele informou que a dirigente petista será responsável por fazer os primeiros contatos com a atual gestão e combinar os primeiros encontros.

No processo de transição, cabe à Casa Civil nomear os integrantes da nova gestão que terão acesso ao banco de informações e à estrutura de governo. A Lei 10.609/2002 garante ao candidato eleito o direito de constituir uma equipe com 50 cargos especiais de transição governamental.

A partir do segundo dia útil após a data do turno que decidir as eleições presidenciais, neste caso, a partir desta terça-feira, devem começar os trabalhos. A lei que busca organizar o processo de transição governamental foi promulgada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2002.

Orçamento

Além da articulação para a transição, o presidente eleito escalou o ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para levar as demandas do novo governo ao relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Dias estará à frente de um grupo de trabalho que também inclui os deputados Rui Falcão (PT-SP) e José Guimarães (PT-CE), além do ex-ministro Aloizio Mercadante, que coordenou o programa de Lula.

O objetivo principal é entender como garantir a continuidade do Auxílio Brasil de R$600 e outros benefícios concedidos pelo governo, como o vale combustível para caminhoneiros.

Pular para o conteúdo