ECONOMIAEMPREGO

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de oficiais temporários da Marinha

Interessados devem acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concorrer e acessar o link da sua inscrição

As inscrições para o processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de Oficiais da Marinha do Brasil (MB) estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro. O certame é voltado para homens e mulheres, com mais de 18 anos, que tenham o ensino superior completo na área desejada. A taxa de inscrição é de R$ 127 e pode ser paga até o dia 13 de novembro somente no Banco do Brasil.

Estão sendo ofertadas cerca de 400 vagas para diversas especialidades do ensino superior. Para  Administração (34), Comunicação Social (25), Informática (16), Psicologia (14), Serviço Social (12), Engenharia Civil (9), Engenharia Cartográfica (4), Engenharia Mecânica (7), Engenharia Elétrica (5), Ciências Contábeis (10), Cardiologia (3), Oftalmologia (2), Pediatria (2), Física (6), Pedagogia (15), Português – Letras (6), Inglês – Letras (5), Matemática (4), Nutrição (18), Direito (17), Fisioterapia (28), Enfermagem (39), entre outros.

Os interessados devem entrar no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concorrer e acessar o link da sua inscrição e o respectivo Aviso de Convocação.

O SMV é de âmbito regional, por isso é realizado por cada Distrito Naval (DN). Depois de concluir com êxito todas as etapas do processo seletivo e ter sido aprovado no curso de formação, ocorrerá um vínculo entre o novo militar e a Marinha que durará no máximo oito anos (renovado anualmente). Esta situação não permite que este militar consiga adquirir a estabilidade no serviço público. Tais militares serão considerados como 2° Classe da Reserva da Marinha, os chamados RM2.

Fase do processo seletivo

Os candidatos realizarão prova de Português e de Formação Militar Naval, sendo 25 questões para cada. Os médicos, já realizarão prova de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, também sendo 25 questões para cada disciplina. A bibliografia estará indicada no Aviso de Convocação.

Após a etapa da prova intelectual, haverá os seguintes eventos complementares: Verificação de Dados Biográficos (VDB); Verificação Documental (VD); Inspeção de Saúde (IS); Prova de Títulos e Teste de Aptidão Física (TAF). Este último é composto por duas provas: uma de natação para a distância de 25 metros para o tempo máximo de 50 segundos para os homens e de um minuto para as mulheres. A outra prova será uma corrida, com percurso de 2.400 metros a ser efetuado em 16 minutos pelos homens e 17 minutos para as mulheres.

Pular para o conteúdo