Notícias Corporativas

Terral Incorporadora implementa tapumes 100% reciclados e reutilizáveis

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais relevante e a busca por ações ecologicamente conscientes vem ganhando mais espaço no mercado. No setor imobiliário, os chamados empreendimentos sustentáveis são tendência, conquistando a preferência dos consumidores. Esse tipo de construção busca criar harmonia com o meio ambiente, por intermédio de diferenciais que as tornam mais eficientes, rentáveis e duráveis, enquanto também fomentam o bem-estar e a qualidade de vida de toda a sociedade. Tudo isso abarcando desde a concepção do projeto e da fase de obras, até a entrega e o usufruto do cliente.

Atenta ao cenário de responsabilidade socioambiental, a Terral Incorporadora estabeleceu programas de soluções sustentáveis em todo o ciclo produtivo. A novidade é a utilização de tapumes produzidos a partir de materiais recicláveis. “O tapume de obra é necessário para delimitar o terreno onde haverá construção, isolando a área de trabalho e trazendo segurança aos pedestres. Como é uma estrutura indispensável para todas as obras, pensamos em implementá-lo de maneira sustentável como uma atitude simples em prol do meio ambiente”, explica Janaína Simão, Gerente de Obras da Terral Incorporadora.

Produzido totalmente de plástico reciclado, reaproveitável, com rápida montagem e de baixo impacto ambiental, ele será levado a outras obras da empresa. “Outras vantagens são a facilidade para manutenção e limpeza. Características que também contribuem para diminuição dos impactos no meio ambiente, pela utilização de menos produtos e produção de menos resíduos”, pontua. “Na última obra em que ele foi reutilizado, foi produzido com mais de 1.200 kg de lixo plástico que seria descartado na natureza”, comenta.

Programa sustentável

Janaína ressalta que o uso dos chamados eco tapumes pela Terral teve início em maio e a expectativa é implementar o material em todas as obras da incorporadora. “Nós cultivamos o hábito de observar nossos arredores e como nossas atitudes afetam os ambientes com os quais nos relacionamos. Hoje trabalhamos sob o Selo Ademi (Associação de Empresas do Mercado Imobiliário) Responsável e praticamos ações sociais e ambientais entre nossos colaboradores e com a sociedade. Também trazemos essa prática para nossos projetos, agregando novas tecnologias e lógicas construtivas que nos permitam trabalhar com mais sustentabilidade”, acrescenta.

A Terral implementou também uma estrutura para cobertura tapume pensando na proteção dos pedestres que utilizam a calçada na fase de obra. “Esse suporte também é produzido a partir de material reciclável”, aponta. “Nós temos um compromisso com o meio ambiente e também estabelecemos nas construções programas de gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos, dando destinação correta para cada resíduo. Realizamos a coleta seletiva de materiais, descarte adequado de madeiras e estamos estruturando o processo de reutilização da água de lavagem dos caminhões betoneira”, finaliza Janaína.

Pular para o conteúdo