CIDADANIA

Sejusc realiza ações de conscientização sobre tráfico de pessoas no interior do Amazonas

A iniciativa ocorreu nas duas primeiras semanas de junho em São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. Ações de conscientização em alusão à campanha Coração Azul

O governo do Amazonas, por meio Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou ações de conscientização em alusão à campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas, nos municípios de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital).

Coordenadas pela Gerência de Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (GMIG), vinculada à Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH), as ações contaram com oficina e distribuição da nova cartilha sobre fluxos de atendimento a vítimas de tráfico de pessoas, lançada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O Gerente da pasta de Gerência de Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (GMIG), Giovanni Miranda, destacou o trabalho feito para pessoas em condições mais vulneráveis.

“A campanha tem como intuito sensibilizar a população em geral e, em especial, os mais vulneráveis para que eles tenham acesso à informação e não se tornem possíveis vítimas do tráfico de pessoas, por isso, a ação foi realizada em espaços de grande mobilização de pessoas, como escolas, porto e embarcações”, afirmou Giovanni.

Atividades

Na oportunidade, também foram feitas oficinas sobre a população LGBTQ+ em deslocamento pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, juntamente com a Gerência de Diversidade de Gênero (GDG), visando fortalecer a rede de proteção local, bem como desenvolver ou reforçar espaços seguros para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fotos: Divulgação/Sejusc

Pular para o conteúdo