DESTAQUERONDÔNIASETOR PRIMÁRIO

De olho no mercado internacional, Rondônia investe na melhoria do processo de criação do tambaqui

Governador Marcos Rocha lançou o programa israelense denominado “Pride”, durante a nona edição do Rondônia Rural Show, que segue até o dia 28, no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná

As portas para o mercado internacional estão cada mais evidentes no setor da aquicultura de Rondônia. É com essa motivação que o governador do Estado, coronel Marcos Rocha reforçou a importância do programa israelense denominado “Pride”, que projeta a revolução nos padrões de criação de peixes, em especial a do tambaqui, com a implantação de um Centro de Conhecimento Sustentável para ajudar a cadeia produtiva de peixes.

O projeto foi anunciado durante a abertura das atividades da 9ª Rondônia Rural Show, que segue com programação até o dia 28, no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O ‘‘Pride”, em inglês, significa orgulho, busca valorizar a aquicultura por meio de pesquisas tecnológicas e científicas. Após o anúncio do projeto, o governador Marcos Rocha projetou o avanço da aquicultura rondoniense e lembrou da produção do tambaqui.

Ao tecer comentários sobre o programa, coronel Marcos Rocha lembrou da visita a Rondônia do então embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, ocorrida em outubro de 2020. Naquela ocasião, foi destacado o potencial da piscicultura rondoniense e pontuada a produção do tambaqui.

Expansão do mercado

De acordo com o governador de Rondônia, o Estado tem realizado ações que projetam a expansão no mercado do pescado rondoniense. Em 2021, reforçou o potencial da piscicultura com a realização, simultânea, em todas as capitais do Brasil, da segunda edição do “Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, quando foram assadas mais de 18 mil bandas de tambaqui.

 “Estive reunido com o ex-embaixador de Israel, em várias ocasiões até sua vinda a Rondônia em 2020, o que aumentou os laços com Israel, nação com várias tecnologias, e hoje o nosso Estado está no mapa do país. Agora, foi lançado o programa israelense “Pride”, que será executado em Rondônia com grande investimento para alavancar a produção e, consequentemente, fortalecer a geração de mais postos de trabalho diretos e indiretos na região”, comemorou coronel Marcos Rocha.

Investimento

O investimento total do empreendimento é estimado em U$ 80 milhões de dólares. A projeção é que sejam gerados nos primeiros seis meses, 50 postos de trabalho, e que em um ano alcance 100 pessoas. Entre 5 a 7 anos, a expectativa é almejar 5 mil postos de trabalho. O “Pride” tem como meta implantar um restaurante de tambaqui de Rondônia em Nova York até 2023 e triplicar a produção até 2028.

Pular para o conteúdo