SAÚDE

Saúde lança painéis de indicadores para acompanhamento do cenário de tuberculose no Amazonas

Um dos painéis destaca evolução da implantação do tratamento de Infecção Latente da Tuberculose no Estado

Com o objetivo de dar transparência às ações de controle da tuberculose no Amazonas, bem como de tornar pública a priorização da ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento da Infecção Latente de Tuberculose (ILTB), a Vigilância em Saúde do Amazonas lançou, nesta terça-feira (17/05), dois painéis de indicadores da doença Tuberculose e sobre a ILTB.

Os painéis foram produzidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e estão disponíveis no seguinte endereço: https://bit.ly/3wvCYqb.

Os painéis de indicadores são uma ferramenta para o acompanhamento do cenário da doença e dos resultados das ações de controle da tuberculose no estado do Amazonas. A ferramenta também é importante para dar destaque ao avanço do tratamento de ILTB, que ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e não apresenta sinais e sintomas da tuberculose.

“A publicação dos Painéis de Monitoramento da Tuberculose permite que qualquer pessoa, veículos de comunicação, gestores e profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores de instituições de pesquisa nacionais e internacionais tenham acesso rápido aos indicadores atualizados de forma oportuna”, ressalta Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), na FVS-RCP, Lara Bezerra, destaca que, por meio das informações disponíveis nos painéis, os gestores municipais podem subsidiar a tomada de decisões e planejamento de novas ações no combate à doença.

“A publicação dos Painéis de Monitoramento da Tuberculose é de suma importância para que os profissionais dos serviços de saúde e coordenadores municipais do Programa de Controle da Tuberculose visualizem os resultados de suas ações. Por meio do painel, os dados são mostrados de forma prática e objetiva”, afirma Lara.

A assessora da Sala de Situação de Análise de Saúde do Amazonas (SASS), Leíse Fernandes, acrescenta que o Painel de Tuberculose contém, também, os resultados dos principais indicadores operacionais de controle da doença, como exame de contatos, taxas de cura e abandono de tratamento no estado, bem como testagem para HIV, exame de contatos e um resumo epidemiológico com a incidência por forma clínica da doença, segundo o município de residência dos casos.

“O Painel da Tuberculose traz ainda informações sobre o resultado dos principais indicadores operacionais de controle da doença no Amazonas, avaliados no âmbito estadual e municipal pelos diversos instrumentos de gestão do Serviço Único de Saúde, indispensáveis para gestores, profissionais e conselheiros de saúde”, detalha Leíse.

Painéis

No mesmo link (https://bit.ly/3wvCYqb), estão dois painéis.

No painel da tuberculose, estão disponíveis mapas com a distribuição espacial das taxas de incidência de tuberculose, da tuberculose associada ao HIV e da taxa de mortalidade por tuberculose, bem como o ranqueamento dos municípios em relação a esses indicadores.

No painel da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), é possível identificar a implantação da vigilância da ILTB nos municípios, os grupos elegíveis mais acessados e a efetividade dos regimes de tratamento atualmente disponíveis no Serviço Único de Saúde (SUS).

Cenário

De janeiro a abril de 2022, foram registrados 967 casos novos de tuberculose no Amazonas, sendo 270 em janeiro, 297 em fevereiro, 291 em março e 109 em abril. Os dez municípios com maior quantidade de casos novos são: Manaus (693), Manacapuru (31), Itacoatiara (20), Coari (15), Tabatinga (15), Iranduba (15), Tefé )15), Autazes (12), Humaitá (12) e Rio Preto da Eva (9).

Prevenção

Para prevenir a tuberculose, está disponível a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no SUS, que protege as crianças das formas mais graves da doença. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades. É ministrada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Também está disponível o tratamento da ILTB, disponível no SUS, podendo ser realizado em três ou quatro meses ou até nove meses dependendo do medicamento utilizado.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a prevenção à tuberculose por meio do Programa de Controle da Tuberculose (PECT), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Foto: Natanael Maricaua/FVS-RCP

Pular para o conteúdo