COVID-19DESTAQUESAÚDE

Vacina contra a covid-19 estará disponível em 15 locais na capital amazonense neste sábado

Serão nove unidades de saúde abertas, das 9h às 12h. Além dessas, estarão em funcionamento os dois pontos no sambódromo, operando das 9h às 16h, e o shopping Phelippe Daou, das 10h às 16h

Com 15 pontos de vacinação, a Prefeitura de Manaus dá continuidade à campanha municipal de vacinação contra a covid-19 neste sábado (09/04). Estarão em funcionamento quatro locais para atendimento exclusivo das crianças de 5 a 11 anos de idade, dez para o público de 12 anos ou mais e um, o Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), destinado ao atendimento dos dois públicos.

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, informa que, dos pontos de atendimento infantil, quatro – Sesi, na zona Leste; Studio 5 Centro de Convenções e Parque da Criança, na zona Sul, e sambódromo, na zona Oeste – irão funcionar das 9h às 16h e o shopping Via Norte, na zona Norte, das 10h às 16h.

Ainda de acordo com a subsecretária, para os adolescentes e adultos, serão nove unidades de saúde abertas neste sábado, das 9h às 12h. Além dessas, estarão em funcionamento os dois pontos estratégicos já tradicionais – o sambódromo, operando das 9h às 16h, e o shopping Phelippe Daou, das 10h às 16h.

Nestes locais, estarão disponíveis da primeira à quarta dose, que serão aplicadas de acordo com os públicos e intervalos determinados pelo Ministério da Saúde.

Quatro dos onze pontos de vacinação não irão oferecer os imunizantes CoronaVac e Janssen. Para verificar a relação completa dos pontos de atendimento, com endereços, horários e imunizantes disponíveis, basta acessar o site da Semsa, por meio do link bit.ly/localvacinacovid19, ou as redes sociais oficiais (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). A lista é atualizada diariamente.

Imunizantes

Serão oferecidas, para as crianças, a primeira dose e também a segunda para as que já alcançaram o intervalo recomendado entre as doses: 28 dias para quem recebeu a CoronaVac, permitida para crianças de 6 a 11 anos; e dois meses para tomou a Pfizer pediátrica, autorizada para o público de 5 a 11 anos.

Para os adolescentes de 12 a 17 anos está sendo oferecida, além da primeira, a segunda dose, que deve ser tomada com 21 dias de intervalo. Quem está nessa faixa etária e tem alto grau de imunossupressão também pode receber a terceira dose dois meses após a segunda.

Os menores de 18 anos devem ir ao ponto de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis, e apresentar a caderneta ou o cartão de vacinação, a certidão de nascimento ou um documento de identificação com foto, e o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) ou o CPF. Os adolescentes imunossuprimidos que forem receber a terceira dose devem apresentar laudo que indique esta condição de saúde.

Já quem tem 18 anos ou mais pode receber, além das duas doses do esquema inicial, a primeira dose de reforço, que deve ser tomada no mínimo quatro meses após a segunda dose, no caso das pessoas de 18 a 59 anos; no mínimo três meses após a segunda, no caso dos idosos acima de 60 anos; e após 28 dias da segunda, se o usuário estiver na categoria de imunossuprimido.

Os imunossuprimidos e os idosos de 70 anos ou mais também podem receber a quarta dose se tomaram a terceira há pelo menos quatro meses.

As pessoas que receberam a primeira dose do laboratório Janssen precisam apenas de duas doses, de acordo com as orientações atuais do Ministério da Saúde.

Quem tem 18 anos ou mais deve apresentar a carteira de vacinação, um documento de identidade original com foto e o CPF, além do laudo que comprova imunossupressão para os que forem receber a quarta dose.

Pular para o conteúdo