AMAZONASDESTAQUEPOLÍTICA

Documentário retrata história da primeira senadora do Brasil e debate sobre representatividade feminina na politica

“Depois da Princesa”, da jornalista amazonense Malu Dacio, celebra trajetória da primeira senadora do Brasil, Eunice Michiles, e debate sobre atuação das mulheres na política partidária do Amazonas

O documentário “Depois da Princesa”, da jornalista amazonense Malu Dacio, retrata a trajetória política de Eunice Michiles, a primeira senadora do Brasil após a Princesa Isabel, que por direito dinástico obteve o título durante o período do Império brasileiro.

A produção do documentário se deu graças ao Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

A partir da história da senadora amazonense Eunice Michiles, o documentário relaciona a atuação, representatividade e desafios de personalidades femininas da política partidária do Amazonas, visto que a primeira senadora do Brasil foi eleita pelo nosso Estado, em 1979.

Narrado de forma subjetiva, a partir do ponto de vista da diretora, o documentário aborda a participação importante, porém, isolada e solitária no meio político à época de Eunice, ligada a ainda baixa representatividade feminina na política amazonense.

“Depois da princesa, tal como anteriormente, esta representatividade é por vezes fantasiosa e cheia do que as visões externas do machismo e patriarcado ainda impõem”, define a Malu Dacio.

O lançamento do documentário está previsto para este de abril e, a partir daí a jornalista planeja visitar escolas e instituições para levar a história de Eunice Michiles. No dia 31 de maio, completa 43 anos da chegada da primeira mulher, no Senado Federal.

Malu Dacio procura apoio de empresas e instituições para viabilizar a distribuição. Mais informações no Instagram @depoisdaprincesa ou pelo telefone (92) 98158-8544.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo