DESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Artesãos manauaras faturam mais de R$ 50 mil com as feiras itinerantes organizadas pela Semtepi

Em março, um total de 81 empreendedores participaram das quatro feiras realizadas em órgãos públicos do município e no Manauara shopping, que abriram as portas de seus espaços para as exposições

Os 81 empreendedores selecionados para participar das quatro feiras itinerante de artesanato itinerante promovidas pela prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), no mês de março, tiveram um faturamento total de R$ 52.323,70.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (06/04) pela secretaria que confirmou a existência de aproximadamente 1,3 mil artesãos cadastrados junto ao Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) do órgão, responsável pela organização das ações voltadas para a categoria.

As feiras têm por objetivo utilizar lugares estratégicos, para expor as mercadorias dos artesãos, além de oferecer espaço e estrutura para a exposição e venda dos produtos, promovendo capacitação empreendedora, como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.

As quatro edições de março, foram realizadas nas sedes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul; Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste; empresa Saldanha Rodrigues, Flores, zona Centro-Sul; e no Manauara shopping, em Adrianópolis, que abriram as portas de seus espaços para as exposições.

Em alusão comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a Semtepi também promoveu a Semana do Artesanato, no período de 15 a 20/3, no Manauara shopping, beneficiando os artesãos que produzem artigos inspirados na cultura local.

“Tivemos uma pandemia que foi muito difícil desde o ano de 2020, mas agora estamos conseguindo mais oportunidades para poder fazer os trabalhos. E no mês de março fizemos alguns eventos de sucesso, que geraram renda para os artesãos envolvidos, isso é uma satisfação”, avalia o gestor do Desc, Sidnei Magalhães.

Ele destaca que as feiras que custo praticamente custo zero para o município, e, mesmo assim, gera uma possibilidade de renda, graças às parcerias que temos feito com os shoppings da cidade. Esse faturamento representou metade do que foi obtido no ano passado inteiro, fato que nos dá muita motivação para continuar avançando. “Aqui o artesão vai ser bem valorizado e o seu produto muito mais”, afirma.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo