AMAZONASDESTAQUE

Wilson Lima anuncia repasse de R$ 1 milhão à prefeitura de Parintins para auxiliar famílias atingidas pela chuva

Governador esteve no município, nesta segunda-feira, onde mais de 1,3 mil famílias de 15 bairros sofreram com alagamentos provocados pela chuva, do último final de semana, maior volume em 10 anos

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (04/03), que o governo do Amazonas vai destinar R$ 1 milhão para Prefeitura de Parintins reparar danos causados pela chuva que atingiu o município (a 369 quilômetros de Manaus) entre o último sábado e domingo.  O governador e secretários de Estado, acompanhados do prefeito Franck Bi Garcia, estiveram nas áreas afetadas para fazer um levantamento dos estragos.

Mais de 1,3 mil famílias sofrem os impactos de mais de 15 horas de chuvas intensas, que resultaram em alagamentos e deslizamentos de terra em 15 bairros da cidade, segundo monitoramento do Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do governo estadual. O volume de chuva registrado em Parintins no último domingo é o maior em 10 anos, segundo a prefeitura do município.

“Minha preocupação maior é com as pessoas, com as famílias que foram afetadas, aquelas residências atingidas. Precisamos entender como podemos ajudá-las”, disse o governador. Ele colocou a estrutura do Estado à disposição do município. Prédios públicos podem ser usados como abrigo caso necessário, destacou o governador.

Os bairros com o maior número de residências alagadas são Itaúna I, com 400 moradias e Itaúna II, com 300. A orla da cidade e a Praça Comunas apresentaram danos estruturais. Também foi registrado queda de muros de arrimo e abertura de cratera, entre outras ocorrências. Também houve um desbarrancamento em um trecho da Estrada do Matadouro.

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), está destinando 3 mil cestas para Parintins. A ajuda humanitária está sendo embarcada pelo Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil, para o município nesta segunda-feira e chega à cidade nas próximas horas.

Medicamentos

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), foram destinados para o município mais de mil frascos com hipoclorito e 29 mil luvas de procedimentos, além de diversos medicamentos como Azitromicina, Albendazol, Metoclopramida, Metronidazol, sais para reidratação e Sulfametoxazol.

Foto: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo