CIDADANIADESTAQUE

Amazonas amplia rede de restaurantes popular com inauguração da unidade em Rio Preto da Eva nesta sexta-feira

Durante a inauguração do Prato Cheio, o governo estadual promoveu um mutirão de serviços de saúde, ações sociais e de fomento à economia, em homenagem aos 40 anos do município

O governador Wilson Lima esteve na manhã desta sexta-feira (1º/04) em Rio Preto da Eva (município distante 57 quilômetros de Manaus), para inaugurar mais um restaurante popular Prato Cheio. Além da entrega do aparelho público, a população recebeu de presente um mutirão de serviços públicos, como forma de homenagem pelos 40 anos da cidade, celebrados no dia 31 de março.

A nova unidade do restaurante popular Prato Cheio terá capacidade para servir gratuitamente 400 litros de sopa por dia. Ao todo, com o acréscimo da unidade de Rio Preto da Eva, o Amazonas passa a ter 15 restaurantes populares, sendo oito em Manaus e sete no interior.

Na oportunidade, o governador Wilson Lima também anunciou novos investimentos estatais no município, um total de R$ 17,9 milhões que serão aplicados em obras de infraestrutura e setor produtivo.

Fazem parte do pacote de obras de infraestrutura, a construção de galeria na travessia do igarapé no ramal do Procópio, no quilômetro 103 da AM-010, e a pavimentação do ramal Baixo Rio. As obras serão executadas por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Setor primário

Durante sua passagem pelo município, o governador acompanhará o repasse de fomentos que atenderão o setor primário, a exemplo de um trator agrícola que será entregue à Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Nova Esperança (Aspones), por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Com parte da programação da 5ª Feira da Piscicultura de Rio Preto da Eva, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) fez a entrega de uma máquina de beneficiamento de laranja para apoiar produtores rurais do município, além de realizar palestra de Monitoramento da Qualidade de Água na Piscicultura. Por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foram liberados R$ 185 mil em crédito de operações realizadas na feira.

Wilson Lima também anunciou a revitalização da feira de produtos regionais no município, que completará sete anos de atividade em 2022. Por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), os feirantes receberão novos expositores, mesas e faixas de identificação, além de novos coletes e bonés.

Ação social e cidadania

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também participou do mutirão de cidadania, emitindo 500 RGs, entre 1ª e 2ª via do documento.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) fez a entrega de oito carteiras de habilitação a pessoas contempladas pelo projeto CNH Social. Projeto do governo do Estado que beneficia pessoas de baixa renda que precisam da carteira de habilitação para conseguir um emprego ou atuar em outras atividades.

Saúde e bem-estar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) deram o suporte para acelerar a imunização contra a covid-19, para intensificara a imunização da população, as equipes permanecerão vacinando até domingo (03/04), durante as comemorações do município.

Já o Corpo de Bombeiros do Amazonas levou à cidade o projeto Chamas de Saúde, que oferta serviços de enfermagem, farmácia, odontologia, assistência social e atendimentos médicos especializados à população.

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) também esteve no município divulgando o projeto RespirAR e fazendo orientação de fisioterapia, com exercícios cardiorrespiratórios e educação física, com alongamento e ginástica laboral. Também por meio da Fundação, foi montando um estande do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), com orientação das modalidades esportivas disponíveis na iniciativa.

Jucea itinerante

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) levou a Rio Preto da Eva, o projeto Jucea Itinerante. A ação visa levar aos municípios, que não possuem posto de atendimento da autarquia, atividades de orientação e formalização de empresas.

Durante o evento, o cidadão que deseja empreender ou formalizar seu negócio recebeu atendimento de servidor da Jucea qualificado para orientar na realização dos trâmites de abertura, alteração e extinção de empresas.

Fotos: Tácio Melo/Secom

Pular para o conteúdo