SEGURANÇA

Manaus registra redução de 19% no número de roubos a residências, no primeiro bimestre de 2022

Secretaria de Segurança Pública atribui o resultado a intensificação de policiamento ostensivo em todas as zonas da capital, além do trabalho investigativo para elucidação de casos

Os casos de rouba residências na cidade de Manaus diminuiu cerca de 19% nos dois primeiros meses de 2022, na comparação com mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2021, os crimes desta natureza chegaram a 154, este ano, foram registrados 124.

Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) e foram divulgados nesta segunda-feira (21/03), pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o resultado da queda é reflexo das ações de policiamento que estão sendo intensificadas na capital.

“As ações integradas desencadeadas pelo Sistema de Segurança, além de um trabalho de integração com a população, têm contribuído para que a redução dos crimes aconteça. O ano de 2022 iniciou com a redução dos índices de criminalidade, afinal, estamos trabalhando para mostrar resultados positivos”, disse o secretário.

Mansur também destaca a importância da integração da comunidade e a polícia, por meio de denúncias por vários canais, inclusive o 181, o disque-denúncia da SSP-AM. A ferramenta funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. Outra forma de fazer denúncia é por meio do site da SSP-AM: www.ssp.am.gov.br.

Outra forma de integração que reflete na queda desse tipo de crime é o programa Governo Presente, lançado pelo governador Wilson Lima. A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atua com o projeto “Comunidade Mais Segura”. Coordenada pela SSP-AM, a atividade é uma forma de prevenção e estabelece um laço de comunicação direto por meio de reuniões desenvolvidas pelas Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) para moradores dialogarem e compartilharem informações.

Aumento do policiamento

 A SSP-AM também determinou que as forças de segurança intensificassem as ações de policiamento na capital e interior do Amazonas. Além das operações de policiamento ostensivo, como a Cidade Mais Segura, Inquietação, Águia, entre outras ações diárias, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) intensificou os trabalhos investigativos para elucidação de casos.

Fotos: Tarcísio Heden/SSP-AM

Pular para o conteúdo