DESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Semana do artesanato manauara movimento profissionais da economia criativa na capital amazonense

Evento reunirá 30 artesãos que vão expor seus produtos, no período de 15 a 20 de março, no piso Castanheira, do Manauara Shopping, ao lado do restaurante Tio Armênio, no horário das 10h às 22h

Em comemoração Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promove no período de 15 a 20 de março, a Semana do Artesanato, no Manauara Shopping, localizado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-sul. No total, 30 artesãos participarão do projeto, durante os seis dias.

A exposição, que reúne produtos com características culturais e regionais manauaras, de decoração, uso pessoal, escritório, cosméticos, quadros e esculturas, a preços que variam de R$ 5,00 a R$ 2,5 mil, acontecerá, diariamente, no piso Castanheira, ao lado do restaurante Tio Armênio, no horário das 10h às 22h.

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), Sidnei Magalhães, o evento tem por objetivo de induzir a cultura empreendedora no intuito de valorizar a categoria.

“Vamos realizar a Semana do Artesanato Manauara pela primeira vez e, no dia 19, faremos uma homenagem aos artesãos. A vantagem dessa exposição é que os trabalhadores vão, não só expor, como também comercializar os próprios produtos”, define.

O dirigente destaca que o evento acontece num momento oportuno. “Depois que voltamos da pandemia ainda não tínhamos a oportunidade de realizar um trabalho de exposição dessa magnitude com o público desse shopping. Então, é uma oportunidade de divulgar e comercializar os artigos deles. E a parceria com o Manauara Shopping está nos cedendo o espaço para que possamos fazer isso. Este é um evento que valoriza o produto do artesão de Manaus e para divulgar o empreendedorismo na nossa região”, afirma.

Dia do Artesão

O dia 19 de março foi a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar a categoria dos artesãos. Nesse sentido, a origem deve-se à bíblia e à religiosidade. De acordo com a igreja, Jesus Cristo aprendeu com o pai (José) o ofício de marceneiro, que naquela época exigia somente trabalhos manuais e era muito valorizado. Por essa explicação historicamente religiosa, o padroeiro São José foi escolhido como protetor dos artesãos.

Foto: João Viana / Arquivo Semcom

Pular para o conteúdo