DESTAQUEECONOMIAINDÚSTRIA

Multinacional chinesa manifesta interesse em investir na produção de inversor de energia solar no Amazonas

Companhia apresentou ao governo do Amazonas também um projeto social para comunidades ribeirinhas, de serviço de abastecimento de baterias

 A multinacional chinesa Hexing, pretende implantar no Amazonas, uma unidade fabril para produção de inversores para energia fotovoltaica (solar). Os representantes da empresa, já fizeram uma primeira reunião com os técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

O inversor de energia solar é um item essencial do kit de energia solar, com função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), além de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares.

O secretário em exercício da Sedecti, Renato Freitas, que se reuniu com os representantes da empresa, destacou que o interesse dos investidores chineses vem em um momento importante para a retomada da economia no Amazonas. Segundo ele, a Sedecti vai orientar todo o projeto piloto que a empresa ficou de apresentar, para que o investimento possa ser executado.

“A empresa Hexing nos apresentou o interesse de se instalar no Polo Industrial de Manaus para produzir os inversores solares, que são equipamentos de extrema importância; e que indicam uma atualização da matriz energética de todo o país, inclusive, para exportação também, de forma que a matriz energética se torne cada vez mais sustentável. A Sedecti estará orientando todo o projeto”, contou Renato.  

A Hexing é uma companhia multinacional chinesa instalada em pelo menos 90 países, gerando aproximadamente 30 mil empregos diretos. Criada por volta de 1992, a companhia oferece uma variedade de equipamentos elétricos e de soluções relevantes no mercado global de utilidades para o setor energético. Desde de 2016, a gigante chinesa atua no mercado brasileiro como Hexing Brasil, sendo sua sede na cidade de São Paulo e as unidades de negócio em Nova Lima (MG) e Fortaleza (CE).

A empresa apresenta ainda soluções para Smart Grid, novas energias (energia solar), projetos de eficiência energética, iluminação pública e operação, manutenção e distribuição em sistemas de energia. A Hexing também produz medidores inteligentes de energia.

Projeto balsa de painéis

Durante a reunião na Sedecti, na última sexta-feira (25/02), os representantes da companhia chinesa apresentaram também um projeto social, onde utilizam balsa de painéis solares, para fornecer serviços de abastecimento de baterias e atender à população dos municípios do Amazonas.

“Porém, ainda se trata de um projeto que estamos avaliando e ainda deve passar pelos trâmites processuais normais dentro da Sedecti e Governo do Estado. Mas, a nossa ideia é de que possamos apresentar o projeto da Hexing ao Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas) ainda este ano”, explica o secretário Renato Freitas.

Fotos: Divulgação/Sedecti

Pular para o conteúdo