DESTAQUETURISMO

Poder público e empresários se unem em ação de ordenamento dos serviços turísticos na região do porto de Manaus

Amazonastur, Arsepam e Politur iniciam ação integrada para promoção do turismo seguro aos visitantes, além do combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de animais silvestres

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a Polícia Turística da Polícia Militar (Politur) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) realizaram, na manhã desta quinta-feira (17/02), uma ação de ordenamento e fiscalização em embarcações e prestadores de serviços turísticos na região do Porto de Manaus, no centro da capital.

A ação faz parte da estratégia do governo do Estado para a promoção do turismo seguro para visitantes do Amazonas, por meio da atuação de empresas inseridas e regularizadas no Cadastur, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo (MTur) que atuam no setor, além do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao manuseio de animais silvestres.

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, ressalta que o objetivo é conscientizar os operadores e aproximar o poder público desses profissionais com o intuito claro de sensibilização e conscientização de estar legalizado e devidamente inserido no Cadastur.

“A nossa ideia é fazer um panorama geral para que a gente consiga trazer políticas públicas de melhoria e fomento ao turismo do estado. Essa ação é também para colhermos as demandas, não só dos profissionais do turismo, mas também dos nossos turistas, aqueles que vem aqui buscando os passeios do encontro das águas, da praia da Lua, da praia do Tupé, esses atrativos turísticos que são tão peculiares aqui do nosso estado”, disse o titular da Amazonastur.

Litaiff destaca ainda a importância da parceria com Arsepam, Politur, além de outros órgãos, no combate à rede ilegal de exploração sexual infantil e de manuseio de animais silvestres.

“Atualmente a nossa fiscalização está funcionando com relação à capacidade da embarcação e às medidas sanitárias que ainda estamos vivendo no período da pandemia. A lotação está permitida 100%, e a nossa fiscalização está trabalhando em cima desse aspecto”, acrescentou Afonso Henrique, gerente do departamento hidroviário da Arsepam.

Para José Sobrinho, proprietário de embarcação de turismo, a fiscalização é positiva, tendo em vista que também inibe o comércio ilegal e garante maior segurança para operadores e turistas.

“Acho isso uma boa ação. Isso é muito importante para combater a pirataria, porque realmente aqui antes tinha muita pirataria. Agora, graças a Deus, diminuiu, e com essa ação do governo e essas fiscalizações, diminuíram mais ainda. Nós, por exemplo, temos empresa cadastrada e não é legal ter outros piratas levando turistas. Graças a Deus e com essa ação do governo, melhorou muito”, destacou o empresário.

Cadastro

O Amazonas é o estado da região Norte que possui o maior número de empresas inseridas no Cadastur, com mais de 1.600 estabelecimentos. Os interessados em se inscrever no Cadastur podem ligar para (92) 2101-8180 ou enviar e-mail para drf@amazonastur.am.gov.br.

O visitante pode conferir os estabelecimentos cadastrados no site do Cadastur https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar.

Segurança

A Politur possui servidores bilíngues para atender ocorrências e orientar os visitantes da cidade. Os turistas podem solicitar apoio pelos números (92) 998842-1769, 98842-1741 e também pelo 190.

“A base da Politur fica localizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Nós estamos alojados sempre no Largo de São Sebastião, e a viatura sempre fica dando apoio nos principais pontos turísticos, como o Mercado Adolpho Lisboa e a praça do Relógio”, afirmou a tenente Nataly Acris.

Foto: Janailton Falcão

Pular para o conteúdo